Ser uma empresa ágil está diretamente associado à cultura organizacional, sendo assim, é necessário que determinados valores e princípios sejam implementados para que a inovação aconteça. Nesse sentido, é que conceitos como a accountability, ganham cada vez mais visibilidade no universo corporativo.

As interpretações sobre o termo são diversas e, com o conceito cada vez mais compreendido como necessário, é importante estar atento ao que precisa ser incorporado nas organizações para que o termo seja colocado verdadeiramente em prática.  

De acordo com o dicionário Oxford, o termo refere-se à responsabilidade de prestar contas. Na prática, o termo está relacionado ao compromisso organizacional de líderes e liderados para melhorar a performance da empresa para alcançar melhores resultados, à transparência dos atos, à responsabilização e ao protagonismo na execução de suas próprias tarefas.

O que é accountability?

Quando falamos em accountability nas empresas, a preocupação não diz respeito à gestão financeira ou prestação de contas, no sentido literal da palavra. Esses dois fatores são importantes, mas o termo abrange outros aspectos. 

Sendo assim, o engajamento e responsabilidade dos colaboradores da empresa é que fazem a diferença para que esse conceito seja aplicado. Tem muito menos a ver com uma prestação de contas de algum resultado que não saiu como o esperado; e muito mais no sentido de cumprir com um compromisso e assumir um comportamento estratégico dentro da organização. 

Isso significa exigir, além da execução de um conjunto de tarefas e compromissos de rotina, um protagonismo nas relações de trabalho para que todas as pessoas da empresa tenham forte sentimento de pertencimento, no sentido de se responsabilizar e prezar pela qualidade e transparência das ações. 

Accountability aplicada ao mercado corporativo 

Accountability aplicada ao mercado corporativo consiste em exigir o compromisso com a transparência e resultados em todos os níveis hierárquicos. Cada pessoa possui uma função que impacta diretamente ou indiretamente no trabalho de outra, portanto se todos não estiverem cientes de seus compromissos e executá-los adequadamente, a empresa não desenvolve uma mentalidade de colaboração e crescimento. Elemento essencial para buscar a inovação nos processos organizacionais.  

O artigo, "Inovação nas empresas: como a união de esforços gera resultados", trata sobre alguns pontos relevantes para fazer a inovação acontecer, o papel do mindset colaborativo e o protagonismo dos líderes dentro desse contexto. 

Tendo isso em mente, compreendemos que a responsabilidade não é apenas dos gestores. Afinal, existem diversas atividades que são executadas por diferentes equipes e que impactam diretamente nos resultados. É papel deles assegurar que os colaboradores estejam engajados em melhorar sua performance buscando otimizar processos e obter melhores resultados para a empresa, mesmo diante de cenários complexos e de incertezas. 

Portanto, para implementar Accountability na cultura organizacional, é essencial contar com uma liderança inovadora que atue com menos controle e mais confiança e transparência, visando uma atuação responsável tanto dentro da empresa como no ambiente em que está inserida, comprometendo-se com a construção de um mundo mais sustentável e adotando a responsabilidade social corporativa em todos os níveis organizacionais.

Como colocar accountability em prática nas organizações?

Alinhar expectativas

Talvez esse seja um dos passos mais importantes para desenvolver a accountability no colaborador. Uma liderança inovadora sempre deixa claro o que é esperado de cada pessoa do time e isso significa, inclusive, falar sobre resultados, metas e desenvolvimento deste profissional. Mas também ser transparente no que se refere a análise do desempenho.

Além disso, é importante dar espaço para que o profissional se expresse também e alinhe as expectativas do gestor em relação ao trabalho. Afinal, pode ser que a entrega exigida não esteja de acordo com os desafios profissionais que ele pretende abraçar. 

Desenvolver habilidades necessárias

É importante deixar claro quais são as habilidades necessárias para executar as atividades e entrega de resultado que são esperadas de cada colaborador. Caso ele não conte com uma hard ou soft skill específica, existe um plano de ação para que ela seja desenvolvida? É responsabilidade da empresa e da liderança pensar nesse ponto em conjunto com o time. 

No caso de a educação corporativa não ser o foco da sua empresa neste momento, é preciso delegar a atividade para outro colaborador do time. Caso contrário, estará conduzindo o profissional para o erro e desmotivação.

Análise de desempenho

Nós já falamos sobre isso no primeiro tópico, mas é importante reforçar: o colaborador precisa saber como, quando e pelo o quê será cobrado. Isso pode ser acordado na própria reunião de expectativa. Caso a organização conte com ferramentas de metodologias ágeis, a exemplo do OKR (objectives and Key Results), explique de forma transparente como a metodologia funciona e destaque principalmente as vantagens delas para o desenvolvimento profissional do colaborador.

Caso o desenvolvimento de alguma atividade-chave não esteja saindo como o esperado, crie um plano de ação para que esse gargalo seja corrigido.

Promova uma cultura de feedback contínuo

Uma cultura de feedback contínuo possui inúmeros benefícios: aumenta a colaboração, melhora a comunicação, estimula o progresso e impacta diretamente na motivação do colaborador. Se você alinhou as expectativas, as habilidades necessárias e a forma com que o desempenho do colaborador será medido, fica muito mais simples coletar fatos para oferecer o feedback para a sua equipe. 

Expectativas alinhadas, resultados também 

É importante que esteja claro qual será a sua ação caso o colaborador não tenha desenvolvido a responsabilidade e entregue menos do que era esperado dele.

Neste caso, existem três opções: repetir o processo, recompensar com uma promoção ou outro tipo de reconhecimento e, caso você esteja realmente certo de que cumpriu com todas as opções acima, você pode pensar em mudar o colaborador de função ou convidá-lo para um novo alinhamento de expectativas.

Caso sua empresa esteja interessada em implementar accountability na cultura organizacional, contrate o Workshop in Company Accountability e protagonismo e melhore as estratégias para aumentar o senso de responsabilidades da sua equipe.