Já pensou como seria assumir o controle da sua carreira, guiando suas decisões da forma que achar melhor para o seu futuro? Se esse é o seu sonho, então se prepare porque é possível torná-lo realidade. Neste artigo, vamos mostrar como o protagonismo profissional pode alavancar sua vida e ajudar você a chegar mais longe. 

Ser protagonista da própria carreira significa assumir o papel principal na sua vida profissional. Sem terceirizar para as lideranças ou empresas, a responsabilidade sobre as suas ações. 

É claro que não é possível agir totalmente sozinho/a. Por isso, é importante reforçar que não se trata de achar que você é capaz de fazer qualquer coisa, a qualquer momento. Qualquer profissional que trabalhe dentro de uma organização, com uma equipe e relacionamentos comerciais está à mercê das decisões de outras pessoas também. 

Mas é possível se responsabilizar pelas próprias escolhas e desenvolver algumas habilidades que ajudarão você a se destacar no mercado. 

A seguir, você entenderá melhor o que significa protagonismo profissional, como desenvolver essa habilidade e como lidar com protagonistas na sua equipe sem que isso se torne um desafio da liderança

O que é protagonismo profissional?

Você com certeza já se encantou pelo protagonista de algum livro, filme ou série. Estamos falando daquele personagem que está no centro da história, a partir do qual todo o enredo se desenvolve. Essa figura costuma atrair toda a atenção dos espectadores e, para bem ou para mal, fica marcada em nossa memória. No mercado de trabalho não é tão diferente. 

Estamos tratando de um cenário real, mas é possível fazer alguns paralelos. Pense, por exemplo, em figuras que marcaram positivamente sua vida profissional. É provável que elas fossem as protagonistas.

De forma resumida, podemos dizer que ter protagonismo profissional significa assumir responsabilidade pela evolução da sua carreira. Trata-se de ter iniciativa e buscar os melhores caminhos para chegar onde se deseja. 

Quais são as características de um protagonista?

Assumir responsabilidade pela própria carreira exige algumas outras habilidades. Não é fácil, do dia para a noite, decidir que você fará uma mudança radical no seu perfil profissional. 

Algumas pessoas já possuem características que as beneficiam, mas nem todas. Por isso, é importante entender quais são as soft skills envolvidas nesse processo. 

Capacidade de liderança

A primeira coisa que vem à mente quando falamos de profissionais protagonistas é em líderes. Não necessariamente os protagonistas assumem cargos de gestão, mas o perfil de liderança vai muito além da sua função na empresa. 

Ter iniciativa e proatividade são formas de desenvolver suas habilidades de líder do futuro. Ao mesmo tempo, é importante saber dialogar com a equipe e motivar aqueles ao seu redor. Ser protagonista não significa que você trabalhará só. 

Hoje em dia, a colaboração é uma das habilidades mais exigidas no mercado e exercitar suas capacidades enquanto líder também passa por isso. 

Inteligência emocional

Outra habilidade necessária para o futuro do trabalho é a inteligência emocional. O termo já dominou o mundo corporativo, mas você sabe o que isso realmente significa? Trata-se da capacidade de lidar com as suas emoções em contextos complexos. 

Saber encarar desafios sem desespero, conseguindo enxergar o todo da situação, por exemplo, é uma forma de inteligência emocional. Isso não significa, é claro, reprimir seus sentimentos. Mas saber lidar com eles e encarar as dificuldades faz de você um profissional destacado.

Atualização constante

Ser protagonista também exige conhecer de perto o mercado e ter segurança na tomada de decisões. Para isso, você precisa estar sempre se atualizando com cursos, workshops, livros, podcasts e o que mais for relevante para a sua área. 

Aliás, você não precisa estudar apenas aquilo que se aplica ao seu trabalho imediato. Entender o funcionamento da empresa e as atribuições de outros times também ajudará na hora de assumir o protagonismo. Tendo uma boa visão do todo, você pode colaborar com outros profissionais e demonstrar ser uma pessoa interessada e proativa. 

Mesmo que você acredite saber tudo sobre um assunto, não desconsidere a oportunidade de aprender mais. Ainda que o conteúdo abordado seja similar ao que você já conhece, pode ser que a abordagem seja diferente ou mais atualizada, por exemplo. 

Responsabilidade com os erros

Assumir protagonismo exige também responsabilidade para encarar os erros. Afinal, ninguém gosta daquela pessoa que quer o reconhecimento apenas quando as coisas dão certo. 

Tomar o controle da sua carreira significa assumir seu papel nas falhas que ocorrerem. Seja na sua jornada profissional ou em algum projeto em que você estava trabalhando. 

Não estamos falando de se martirizar e deixar isso abalar todo o seu trabalho. Mas de entender o que poderia ter sido feito diferente. Também não se trata de apenas lamentar. É preciso descobrir o que deu errado, por quê e o que pode ser feito para corrigir e aprender a partir da experiência vivida. 

Como assumir protagonismo da própria carreira?

Como você viu, todas essas habilidades são fundamentais para quem deseja conquistar o protagonismo profissional. No entanto, fazer essa transformação cultural exige tempo e dedicação. Por isso, listamos algumas dicas que você pode seguir para dar esse passo. 

Trace objetivos 

Em primeiro lugar, você precisa entender onde quer chegar com a sua carreira. Ser protagonista não é a mesma coisa que fazer tudo, o tempo todo. Você tem que entender quais são os projetos mais relevantes para os seus objetivos. 

Para isso, faça um planejamento pessoal. Pergunte-se onde quer chegar e como quer ser reconhecido pelos outros. Assim, você terá mais clareza do caminho que precisa percorrer e de quais ações vem em seguida. 

Invista em capacitação

Com seus objetivos em mãos, você conseguirá entender quais habilidades precisa desenvolver para alcançá-los. Analise suas características profissionais hoje e veja quais conhecimentos você ainda precisa adquirir. 

Depois disso, invista em capacitação. Como você viu, estar em constante atualização é uma das principais habilidades de um profissional destacado. Então, coloque a educação no centro do seu desenvolvimento e, acredite, você não precisa fazer isso sozinho/a para ser protagonista. 

Saiba reconhecer quando precisa de ajuda. Mentorias, consultorias de carreira, cursos e workshops são excelentes opções para trabalhar em cima das habilidades que você precisa. E considere todas as opções disponíveis de forma online e gratuita. São muitas as possibilidades. 

Coloque-se à disposição para colaborar

Ter proatividade e oferecer ajuda são características fundamentais do protagonismo profissional. Por isso, engaje-se nas atividades do seu time e coloque-se à disposição para ajudar os demais. 

Hoje, muitas empresas criam grupos com membros de diversas equipes para atuarem juntos em uma pauta ou desafio específico. Se a sua ainda não tem algo parecido, considere criar ou sugerir para os colegas. Essa é uma forma de se destacar, não apenas na sua função, mas como alguém que se interessa e presta atenção. 

Como as empresas podem estimular o protagonismo profissional?

Cada vez mais empresas buscam profissionais protagonistas, proativos e criativos. Afinal, essas habilidades são chave para negócios que desejam sobreviver à transformação digital. O problema é que nem todas estão preparadas para lidar com profissionais proativos. Estruturas e hierarquias muito rígidas, por exemplo, afastam esses colaboradores. 

Ao mesmo tempo, muitos líderes afirmam procurar por protagonistas. Porém, na prática, não aceitam que sua “autoridade” seja contestada ou que esses profissionais se destaquem mais do que eles mesmos. Ou seja, trata-se de um problema cultural que exige mudanças em todos os níveis da organização. 

É preciso que a empresa desenvolva uma cultura da inovação, incentivando atributos como a colaboração, a responsabilidade e a inteligência emocional. Além disso, investir em educação corporativa pode ajudar. Com treinamentos adequados, os profissionais refletirão sobre suas próprias ações, dentro e fora da empresa, e sobre como podem melhorar. 

Nosso workshop sobre Accountability e Protagonismo, por exemplo, apresenta alguns conceitos e práticas que sua equipe pode adotar para estimular essas características. Saiba como funciona e entre em contato para agendar!