Novas Formas De Trabalho

Novas formas de trabalho: tendências para 2022

A pandemia acelerou as mudanças no ambiente de trabalho, exigindo a necessidade de adaptação das organizações às novas formas de trabalho para atender aos atuais padrões de comportamento e tendências do mercado em todos os segmentos de atuação. 

O futuro do trabalho já está se desenhando. Entre as principais tendências apontadas por especialistas destacam-se as metodologias e modelos de trabalho centrados na valorização do potencial e do capital humano, a automatização dos processos e as mudanças nos ambientes organizacionais frente à nova configuração da organização do trabalho. 

Colocar as pessoas no centro da estratégia corporativa é essencial, independente do modelo de trabalho ou processo organizacional adotado. O relatório “Futuro do trabalho: 20 tendências para você e sua empresa navegarem”, estudo elaborado pela consultoria de talentos ManpowerGroup Brasil em parceria com O Futuro das Coisas revela as direções que o mundo do trabalho está tomando. A busca por mais liberdade e por maior flexibilidade são comportamentos que estão remodelando o futuro do trabalho.

Convivência híbrida é o novo normal

A convivência híbrida exige que as organizações promovam uma cultura prioritariamente remota e descentralizada que proporcione liberdade, autonomia e flexibilidade nas relações de trabalho. Assim, os colaboradores podem escolher quando e onde trabalhar, assim como têm a possibilidade de optar pelo formato de trabalho que mais se encaixa às suas necessidades, seja remoto ou híbrido. 

O novo normal no ambiente corporativo é proporcionar uma convivência híbrida que oportunize um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Empresas consolidadas que adotam medidas para abraçar o futuro do trabalho têm investido no modelo de gestão ambidestro, focado em inovação e na excelência operacional.

Para adaptar a cultura organizacional às novas formas de trabalho, assista ao Webinar Comunicação e Convivência Híbrida e aprofunde seu conhecimento sobre o tema.  

Modelo de trabalho remoto e híbrido estão entre as principais tendências das novas formas de trabalho em 2022

As novas formas de trabalho impõe desafios pouco imaginados, mas também apresentam vantagens que mantém as organizações competitivas, contribuindo para o crescimento sustentável e estratégico. 

Para se beneficiar dos novos formatos de trabalho, é preciso adaptar a rotina organizacional para atuar neste novo contexto de prestação de serviço. De acordo com pesquisa do LinkedIn, a possibilidade de trabalhar remotamente foi apontada como essencial por 72% dos entrevistados. O relatório revela ainda que as empresas podem se beneficiar do modelo remoto tanto quanto os funcionários. Isso porque, a flexibilidade pode aumentar a retenção de talentos e a performance do time. 

Com a consolidação do trabalho remoto, o tradicional home office divide espaço com outro modelo, o anywhere office, ou seja, o trabalho em qualquer lugar. Esse conceito também envolve o trabalho remoto, mas a diferença em relação ao home office é que o colaborador não precisa necessariamente estar em casa para realizar suas atividades, oportunizando maior liberdade geográfica para exercer o trabalho. 

O modelo híbrido é essa nova forma de trabalho que permite combinar dias de trabalho na empresa e a distância. Segundo pesquisa divulgada pela consultoria de recrutamento especializado Robert Half, cerca de 95% dos executivos entrevistados acreditam que o modelo de trabalho híbrido será o padrão adotado no futuro do trabalho. 

Independente do formato de trabalho implementado pela sua organização, é importante conhecer as principais tendências, bem como suas vantagens para avaliar quais novas formas de trabalho podem ser implementadas no seu negócio para potencializar os resultados.

 Sua organização está preparada para enfrentar esses novos desafios da forma de trabalhar? Compartilhe nos comentários. 

 

Inovação Estratégia

Inovação como estratégia para potencializar o crescimento das organizações

Desenvolver a cultura de inovação como estratégia para se destacar junto aos seus cientes, é  fundamental para todas as organizações, principalmente em um cenário de incertezas e constantes transformações nas formas de trabalho e modelos de negócios.

Isso porque, uma estratégia está diretamente relacionada à capacidade de inovar de uma organização. De acordo com Joseph Schumpeter, economista, cientista social e um dos pais da inovação, “um produto ou processo inovador precisa ser aplicável, viável e romper com velhas práticas”.

Seguindo essa definição, organizações que adotam a inovação na sua  estratégia , diferenciam-se daquelas que perpetuam os modelos tradicionais, a partir da inovação aberta.

E a inovação se faz com pessoas, o que exige ir além de adotar práticas e metodologias inovadoras para otimizar processos. Sendo imprescindível construir um ambiente colaborativo que inspire criatividade e agilidade para potencializar o crescimento sustentável de uma organização a longo prazo.

A cultura de inovação estimula hábitos e valores que apoiem o surgimento de novas ideias, impulsionando a experimentação em todas as áreas de um negócio. E por que aplicar a inovação na cultura organizacional? Bem, se falamos de um mercado em constante evolução e cada vez mais globalizado, a inovação torna-se estratégia primordial para que o negócio mantenha um diferencial. Essa mudança de mentalidade é o que torna essa vontade de mudar e estar à frente.

Inovação como estratégia

Tendo em mente, então, que dar importância à inovação é essencial para a empresa  se destacar em seu segmento de atuação, a liderança com apoio dos liderados devem promover um ambiente favorável  para o desenvolvimento de estratégias inovadoras a longo prazo que oportunizam o crescimento exponencial.

Por conceito, estratégia de crescimento é uma maneira de expandir o volume de oportunidades do modo mais previsível, recorrente e mensurável possível. Para isso, é preciso utilizar ferramentas e novas metodologias disponíveis no mercado.

 Para dar o primeiro passo e adotar a inovação como estratégia é necessário compreender os tipos de inovação, categorizados por Larry Keeley. Ao todo são 10 pilares de inovação que podem ser desenvolvidos dentro do negócio. Para potencializar o crescimento de uma organização, é preciso ocorrer inovação pelo menos, em cinco ou mais dessas áreas.

Conheça os 10 tipos de inovação:

  • Inovações de configuração

Modelo de lucro

Rede

Estrutura

Processo

  • Inovações de oferta

Desempenho de produto

Sistema de produto

  • Inovações de experiência

Serviços

Canal

Marca

Envolvimento do cliente

Qual a importância da inovação para as empresas?

Podemos considerar que inovação, de acordo com Mauricio Manhaes, a inovação é um fenômeno social que acontece dentro de uma rede de valores, coproduzida entre parceiros, fornecedores e beneficiados, em sintonia com uma proposta de valor que atenda a todos os interessados. É o valor percebido pelas pessoas.

Sendo assim, é muito difícil existir uma instituição que tenha sobrevivido ao longo do tempo sem agregar valor ao consumidor final, ou seja, sem inovar sua forma de fazer negócio. Por isso, a inovação é fundamental, primeiramente, para que uma empresa sobreviva!

Em segundo lugar, sem a inovação e seu conceito diretamente atrelado à cultura da empresa, torna-se muito difícil repaginar e tornar o negócio um organismo vivo e em constante melhoria. Além disso, ela estimula mais uma série de outras possibilidades:

  1. A inovação é capaz de engajar cada vez mais os colaboradores na conquista de metas em comum, uma vez que todos estão alinhados em relação aos objetivos e metas definidas.
  2. Aumenta a satisfação dos profissionais com o trabalho, ao fazer com que eles se sintam parte de algo inovador, moderno e criativo;
  3. Viabiliza soluções mais rápidas a imprevistos e conflitos, uma vez que todos são incentivados a pensar “fora da caixa” para resolver questões que naturalmente surgem;
  4. Facilita a abertura da empresa para a implementação de novas tecnologias disponíveis no mercado! Deixando, inclusive, processos mais rápidos e seguros.

Como a inovação potencializa o crescimento de uma organização?

Para que a inovação seja construída de forma sólida e eficaz na cultura corporativa, é importante que todas as pessoas sejam incentivadas a inovar e seguir inovando. Os colaboradores devem ter a possibilidade de crescer e se desenvolver com o apoio da organização. Como consequência em investir na qualificação dos talentos, permitem que a empresa siga renovando seus processos.

Outro ponto de atenção diz respeito aos valores da empresa. Mesmo em momentos de transformações constantes, a empresa não pode deixar que se percam os valores que a tornam o que ela de fato é. Pelo contrário: os valores de governança, aspectos sociais e ambientais precisam fazer parte dessas mudanças e serem, inclusive, evidenciadas.

A verdadeira inovação transforma as empresas para melhor, ampliando o potencial de crescimento das organizações. Quer implementar a cultura da inovação para potencializar o crescimento de sua empresa? Conheça os cursos e workshops que ofereço sobre liderança e inovação.

 

Squads

SQUADS: aqui e lá, como gerenciar à distância

As mudanças aceleradas em um cenário de extrema incerteza têm exigido agilidade e inovação, repercutindo diretamente na mudança de mentalidade de pessoas e organizações. Esta realidade estabelece que as empresas implementem novas formas de trabalho, como a organização de equipes por squads para aumentar a colaboração e garantir mais celeridade para os processos.

Nesse ambiente complexo, as metodologias ágeis auxiliam em equipes produtivas, criativas, autônomas e multidisciplinares. Essa forma de gerenciar, de maneira objetiva e sem desperdícios, exige uma cultura que favorece lideranças exponenciais. Líderes que estejam preparados para encarar um cenário de extrema incerteza, incentivando o protagonismo do colaborador, assim como a sua criatividade para priorizar as entregas de valor e não apenas o cumprimento de metas muitas vezes distantes da realidade do dia a dia. 

A liderança ágil é desafiadora porque as decisões não são mais individuais e isoladas, mas tomadas em coparticipação aos times ágeis. Por isso, a mudança de mentalidade de pessoas e organizações é imprescindível nesse período transacional. Líderes ágeis se antecipam às ameaças e oportunidades se dedicando ao desenvolvimento de novas habilidades no time em busca da inovação.

Ainda mais mediante as incertezas e as dificuldades que um ambiente de constante mudança pode trazer, como por exemplo a adaptação ao modelo de trabalho remoto e híbrido. Fator que torna ainda mais desafiador o papel do líder.

 

O que são SQUADS e como entregam valor para a organização?

A Metodologia Squad é um modelo organizacional inovador para gerenciamento de equipes autônomas e multidisciplinares, com profissionais de diferentes áreas que se unem para atingir um objetivo específico da empresa. 

Sua origem é atribuída ao Spotify. Squad é um termo em inglês que significa esquadrão ou pelotão para se referir a formação de pequenos grupos de trabalho, com um objetivo em comum para resolver uma demanda específica, com data para iniciar e um prazo para terminar. Geralmente, esse grupo é composto por cerca de 8 a 10 integrantes que trabalham de forma autônoma, interligada e assíncrona. Além disso, são compostos por profissionais multidisciplinares de diferentes áreas: marketing, tecnologia, design, produto, dentre outros, que se reúnem para resolver um determinado desafio, com um prazo definido. 

Características de um SQUAD: 

  • multidisciplinares 
  • senso de colaboração
  • constroem um ambiente de confiança 
  • compartilham o mesmo propósito 
  • tem uma comunicação fluida e transparente
  • são auto-organizados 

Contar com uma equipe de alta performance que tenha habilidades complementares é imprescindível para obter excelentes resultados na performance do negócio e seguir inovando para manter-se competitivo no mercado, independente do segmento de atuação da empresa. 

A metodologia de organização da equipe em Squads contribui para a formação de uma cultura ágil. Iniciativa que exige um perfil de liderança exponencial que seja capaz de manter os times engajados e motivados em um cenário incerto e de constante adaptação. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Feedz, plataforma de engajamento de colaboradores em parceria com a Vee, empresa de benefícios de vale alimentação, e a Vittude, de psicologia online, nas empresas onde essas conversas são rotineiras, o engajamento é 2,5 vezes maior. 

A pesquisa revelou que gestores que fazem reuniões regulares com cada funcionário, sejam mensais ou semanais, contam com equipes mais comprometidas do que os que não adotam essa prática. Conversas frequentes com líderes geram maior entendimento da função. Cerca de 92% dos entrevistados disseram entender as suas funções, enquanto nas companhias que não mantém diálogo frequente, somente 68% dos funcionários responderam que compreendem o que é esperado deles no trabalho. Foram entrevistados 1129 trabalhadores de 800 empresas de todo o país, dos setores de tecnologia, serviços, indústria, varejo, finanças, comunicação e outros.

Gestão de projetos: como estruturar um squad e o papel de cada integrante nas suas variações

Metodologias ágeis, como squads, são popularmente adotadas em startups. No entanto, em um contexto em que o trabalho remoto é institucionalizado, impulsionado pela transformação digital nas organizações, a metodologia passa a ser implementada em empresas dos mais variados segmentos. Squads Corporativos garantem o funcionamento dos times mesmo à distância, mantendo as equipes engajadas e com entregas de alto valor.

Para que cada squad tenha liberdade suficiente para trabalhar de forma autônoma e ágil é fundamental uma comunicação clara, transparente e acima de tudo conectada e eficaz entre os vários squads da organização para que todos trabalhem focados e alinhados com o objetivo do negócio. 

Cada squad possui um objetivo e uma entrega de valor. Para tanto, a metodologia ágil também exige manter talentos estratégicos no time que tenham habilidades diversificadas para trafegar entre os vários grupos.

Chapter

Um chapter funciona como linhas que atravessam todos os squads. Um bom exemplo disso é o setor financeiro, pois os colaboradores deste setor precisam saber o que acontece em cada projeto para que possa fomentar ferramentas que asseguram o uso de recursos de forma eficiente e sem desperdícios nos projetos.

Tribes

É a união de dois ou mais squads que trabalham com objetivos similares e, portanto, precisam estar sempre em contato para trocar experiências e aprendizados que assegurem o cumprimento das metas e outros KPIs vinculados aos projetos.

Guilds

É o conjunto de profissionais que podem participar de squads e tribos diferentes, mas que se interessam por algum assunto em comum. Dessa forma, se encontram para compartilhar experiências sobre esse assunto e, portanto, colaborar para o sucesso dos negócios e satisfação dos clientes.

Squads

Squads – Fonte: Imagem – Fonte: Spotify

Os benefícios da formação de squads

  • agilidade;
  • equipes colaborativas e engajadas;
  • produtividade;
  • compartilhamento de conhecimento e aprendizados;
  • diversidade e inclusão.

Os principais desafios na implementação de Squads

  • implementar mindset ágil, essencial para que os squads funcionem, proporcionando maior rapidez — e criatividade — nas entregas.;
  • falta de autonomia dos colaboradores por conta de liderança focada no microgerenciamento de atividades;
  • atrair e reter pessoas abertas para trabalhar de forma colaborativa;
  • incentivar o protagonismo do colaborador trabalhando de qualquer lugar;
  • descentralização da área de TI. 

Como liderar e motivar equipes à distância

Squads é um modelo organizacional inovador mais eficiente e que separa as pessoas de uma empresa em pequenos times multidisciplinares com autonomia para tomada de decisões e definição de prioridades. 

Nesse contexto, qualquer pessoa que integra um squad pode continuar trabalhando de qualquer lugar. Para tanto, é preciso desenvolver novas habilidades diferentes da liderança convencional. Necessitamos de “orquestradores”, motivadores e coordenadores que mesmo trabalhando à distância conseguem obter os melhores resultados de times como um squad. 

É preciso a construção de um plano de gestão para gerenciar e, ao mesmo tempo, proporcionar autonomia, gerando confiança aos integrantes do time. Para manter o time motivado, ativo e produtivo é necessário prover informações, conteúdos e sugestões para trazer a inovação da mesma forma como ela se torna eficiente trazendo os resultados que a organização precisa. 

Clareza

Quanto mais clara for a sua comunicação e o alinhamento das expectativas definindo metas, melhor será o resultado a ser entregue.

Definição dos horários de encontros e reuniões

Comunicar os momentos de reuniões, definir as entregas que são esperadas e prazos de conclusão.

Canais de comunicação 

Definir os meios em que a comunicação ocorrerá. Estabelecer normas para que isso aconteça – e-mails, WhatsApp, Trello ou Teams. A assertividade nessa comunicação é muito importante. Diga claramente por qual meio a conversa acontecerá.  

Produtividade e métricas de resultados 

Determinar o que é esperado do squad e quando deverão ser entregues – para isso existem as reuniões diárias ou “daily meetings” com duração média de 10 a 15 minutos para que as arestas sejam aparadas e as entregas definidas. 

Solução de problemas com criatividade 

Precisamos abordar os problemas com criatividade e fazer acordos muito bem definidos com as pessoas. Saber quem tem interesse em executar, saber o porquê que ela vem fazendo aquilo, de que maneira ela contribui para o resultado final e por quê que é importante. 

Acordos bem definidos 

Manter a equipe motivada e alinhadas ao propósito da organização para que entendam a importância de cada um na execução de determinadas função e atividade. Avisar quando o trabalho iniciará e quando terminará, bem como agendar horários de reuniões para definir agendas em comum. 

Definir prioridades 

Passa pela comunicação interna dentro do time e dentro desse conjunto de pessoas que estão reunidos para fazer uma única entrega. Definir em conjunto qual é a prioridade, como será realizado o trabalho. Neste momento é importante tirar da cabeça e usar um repositório, um espaço onde os componentes dessa equipe poderão ter acesso de forma equânime. Onde será colocado no nosso backlog? No Trello, no Planner, Teams, Bitrix? Que ferramentas são adotadas pela sua empresa? Vá fundo e estude e adote o melhor que tiver.  

Empatia e Confiança 

É necessário entender cada integrante do squad, ver os problemas de forma individual, tratar a todos com total transparência. Tudo bem trabalhar de modo assíncrono. Não é preciso estar vigiando continuamente cada pessoa.  As pessoas são iguais, mas são bem diferentes nos seus aspectos familiares, de disponibilidade e até de facilidade para trabalhar nesse novo ambiente. Para isso, conte com plataformas digitais para dar esse suporte online, para realizar as ações como delegar as tarefas, para dar feedbacks.  

Nessa jornada do uso de squads, faz-se necessário a formação de um ambiente que crie essas condições.  Você não vai se livrar do comando e controle com mais comando e controle então essa nova gestão é dar autonomia e criar independência nas pessoas gerando e promovendo o protagonismo. 

Quer saber mais sobre Squads e liderança inovadora? Conheça minha página de cursos para desenvolver as habilidades necessárias para promover inovação na sua área de atuação!

 

Livro Lideranca Inovacao Post

Liderança para a Inovação: como aprender, adaptar e conduzir a transformação cultural nas organizações

A inovação é imprescindível e deve permear toda a empresa, independentemente de setor ou da hierarquia organizacional. 

O lançamento do livro “Liderança para a inovação — como aprender, adaptar e conduzir a transformação cultural nas organizações, publicado pela Editora Alta Books, é o resultado de mais uma década de dedicação a temáticas relacionadas ao empreendedorismo, modelos de negócios e inovação. 

O contato inicial com esses temas se deu durante o mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em que dissertei sobre “Técnicas de criação do conhecimento no desenvolvimento de modelo de negócio”. A defesa foi em 2011, período de muitas mudanças não somente em minha vida, mas também no mercado corporativo. 

Em paralelo ao mestrado, iniciava meu blog com a contribuição do jornalista Rodrigo Lóssio, Diretor da Dialetto — agência de comunicação e marketing para empresas de tecnologia e profissional destacado no ecossistema de inovação de Santa Catarina. 

Com o meu primeiro blog no ar passei a publicar artigos relacionados à minha atuação profissional na época. Ao decorrer do tempo, os temas abordados no blog foram evoluindo à medida em que eu avançava nos estudos sobre Design Thinking, empreendedorismo, modelos de negócio e inovação que me apropriei durante a formação no mestrado. 

Para me consolidar como referência nessas temáticas, dois profissionais foram bem importantes durante esse processo: Maurício Manhães e Renato Nobre. A intensa troca de ideias foi determinante para destacar meu blog em um período em que esse formato de plataforma ainda era incipiente e pouco acessado. O primeiro post dessa versão atualizada do blog foi sobre o tema “Prototipagem, interações e inovação!”. E o que me inspira a retomar essa história é que uma das primeiras palavras indexadas no blog foi “CarroAzul”, devido ao artigo que escrevi sobre a disrupção digital, citando o exemplo da Kodak e sobre como a inovação costuma acontecer nas empresas. 

Desde então, ocorreram muitas mudanças. São quase 200 artigos publicados que são pensados para atender aos interesses dos leitores do meu blog e das redes sociais. E isso tem sido um verdadeiro aprendizado. Aprendizado, porque muitas vezes estou pesquisando sobre determinados assuntos e quero compartilhar sobre eles, mas, se não houvesse leitores interessados, nada adiantaria. É preciso estar onde o público está, por mais clichê que possa parecer.

Nem sempre as mudanças foram fáceis. Afinal, ao preparar aulas, palestras e workshops é natural querer o que surge no dia a dia. Mas a tecnologia evolui, os interesses também e as ferramentas estão disponíveis para que possamos identificar o que o público deseja. Em todos esses anos, o público do meu blog foi se modificando. Inicialmente, publiquei artigos que abordavam Design Thinking e Modelos de Negócios. No entanto, nos últimos anos, percebi que os visitantes do site também estavam interessados em temas como Liderança, Inovação e Cultura Organizacional. E, assim, essas temáticas passaram a compor a programação de conteúdo.

Por que um livro sobre liderança para a inovação? 

Dessa experiência, nasceu meu livro Liderança para Inovação, uma compilação de artigos publicados em meu blog entre 2010 e 2020 e que tiveram melhor desempenho no Google. É um material que visa mapear a transformação cultural para a inovação nas organizações — desde habilidades e processos que precisam ser incorporados na cultura organizacional para promover essa mudança, abordando modelos de negócios inovadores e como as organizações estão se adaptando ao novo contexto exigido nos dias atuais. 

Além disso, proporciona uma reflexão sobre as habilidades necessárias para promover uma liderança e uma cultura de inovação organizacional com ênfase no crescimento sustentável e que possam contribuir para ambientes de trabalho ambidestros: trabalha tanto na eficiência operacional como na inovação e criatividade, com foco nas pessoas, sejam clientes ou a equipe, afinal, tudo é sobre pessoas.

O desejo de escrever um livro sempre existiu. Muitos amigos me incentivaram a escrever o que eu compartilhava nas aulas e palestras. Um dia, percebi a quantidade de material que havia publicado no blog e resolvi compilar todo o conteúdo publicado nesse período, visando mapear a transformação cultural nas organizações.

Portanto, o livro “Liderança Para A Inovação: Como Aprender, Adaptar e Conduzir a Transformação Cultural Nas Organizações” é uma compilação dos artigos que tiveram melhor desempenho no Google e foram pensados a partir da necessidade ou de problemas do público que acompanha minha trajetória profissional. 

Este livro é sobre o trabalho de mais de uma década de dedicação intensa, que contou com a assessoria de excelentes profissionais — do começo até agora —, com destaque para duas, em especial: Rosangela Menezes e Loraine Derewlany. Também é sobre a transformação do meu lado profissional: meus cursos, blog posts, palestras, workshops, conversas, participação em grupos de profissionais do setor, interações em redes sociais e demais pontos de contato, as quais sempre tenho prazer em responder. 

Acrescentei ainda um glossário para palavras e expressões que passaram a fazer parte do vocabulário de quem atua nas áreas abordadas neste livro e links para ainda mais conteúdos, tanto de outros artigos publicados no meu blog quanto para sites, revistas eletrônicas e portais de referência. 

Espero que esse projeto possa contribuir para o seu sucesso e para o sucesso da sua empresa. Afinal, meu propósito é ampliar a capacidade de agir de pessoas e organizações por meio do compartilhamento do conhecimento e da cocriação de soluções que impactam positivamente os resultados, gerando economia de recursos e promovendo a inovação de maneira sustentável. 

Além de mudar o modelo de negócio quantas vezes forem necessárias, precisamos manter o foco no fato de que uma organização é feita por pessoas. São esses talentos que, quando treinados, desenvolvidos e engajados, tornam-se promotores do negócio, criando ambientes de trabalho mais felizes, produtivos e criativos. 

O livro “Liderança para a Inovação: como aprender, adaptar e conduzir a transformação cultural nas organizações‘ já está à venda no site da Editora Alta Books e da Amazon. Garanta seu exemplar e esteja preparado para inovar em tempos de mudanças exponenciais.  

Minha gratidão a você que me lê agora e que, de alguma maneira, esteve comigo nessa trajetória.

 

Ambidestria Corporativa

Ambidestria Corporativa: características das organizações ambidestras

O conceito de ambidestria corporativa ganha cada vez mais destaque em organizações que já vêm passando por uma jornada de transformação cultural para a inovação. O método refere-se à habilidade das corporações investirem em capital humano e recursos em projetos pioneiros e inovadores, sem deixar de dar atenção a uma gestão eficaz para que as operações não sejam comprometidas. 

Com a intensa transformação digital, as empresas são obrigadas a acompanhar as mudanças exponenciais e inovar para se manterem competitivas. Nesse contexto, muitas empresas focam em inovação, novos processos e ferramentas, mas não se atentam em manter a excelência operacional. 

A ambidestria corporativa assegura conciliar a eficiência de novos modelos de negócio, processos inovadores e acompanhar as mudanças do mundo ao mesmo tempo em que o modelo de negócio tradicional é fortalecido. Para isso, é necessário promover uma liderança e uma cultura organizacional com ênfase no crescimento sustentável e que estimule o desenvolvimento de ambientes de trabalho ambidestros, trabalhando tanto na eficiência operacional como na inovação e criatividade, com foco nas pessoas.

Por que devo me atentar à ambidestria corporativa? 

De um lado há a supervisão e manutenção do modelo de negócio tradicional, para garantir que a base da empresa siga sólida. De outro, espaço para ideias inovadoras, disruptivas e que acompanham as mudanças que o mundo do trabalho exige.

Com a ambidestria organizacional, a busca pela excelência operacional caminha em paralelo com a inovação. Compreendemos que é impossível inovar e criar produtos exclusivos, que atendam às demandas do novo perfil de consumidor, sem estimular que os colaboradores e gestores tenham um olhar apurado para o futuro. 

Da mesma forma, para que isso seja feito sem desestruturar o que já foi construído, não se pode negligenciar os processos já existentes que garantem a saúde financeira da empresa e a estabilidade do negócio. Na prática: enquanto uma área fica responsável por garantir a eficiência operacional, a outra abre espaço para a inovação.

Imagine o salto enorme que sua empresa pode realizar quando compreende que é possível garantir a qualidade e o padrão do que já vem sendo feito ao mesmo tempo que investe em novos produtos ou serviços, utilizando melhor os recursos disponíveis. 

Quais as características de empresas ambidestras? 

A palavra de ordem aqui é equilíbrio. Excelência operacional e inovação sendo aplicadas de forma alinhada, mantendo o olhar para as necessidades do presente, sem deixar de se preparar para o futuro

É importante ressaltar também que não existe apenas uma forma de adotar o conceito em sua organização. Mas antes de falarmos disso, precisamos nos atentar à características primordiais de empresas ambidestras: 

  1. Você já sabe em que momento sua empresa está quando se trata de gestão, desempenho e suporte aos colaboradores? É necessário que os líderes tenham uma noção qualitativa e quantitativa em torno dessas questões da empresa. Apenas assim, você terá mais efetividade em compreender quais mudanças precisam ser feitas para levar sua empresa em direção ao alto desempenho.
  2. Empresas ambidestras constroem a possibilidade de que todos os colaboradores sigam investindo no autodesenvolvimento e se atualizando. Além disso, garantem que todos os níveis da empresa desde líderes à liderados compreendam o que significa, como funciona e qual o papel dele dentro da ambidestria corporativa.
  3. É importante aplicar alterações e inovar processos aos poucos, um por vez. Isso, para garantir a consistência de tudo o que está sendo feito. Quanto mais consistentemente elas forem, mais fácil será para todos da empresa compreenderem e acompanharem as mudanças que estão sendo aplicadas.

Tendo isso bastante claro, podemos compreender quais os diferentes modelos de ambidestria corporativa para incorporar nas organizações:

Modelos de ambidestria corporativa

Ambidestria Estrutural

Nesse modelo, duas equipes trabalham separadamente. Muitas vezes, inclusive fisicamente. Mas no caso da normalização cada vez maior do trabalho remoto, faz sentido pensarmos também na divisão dessa estrutura entre diferentes squads (departamentos/grupos) da empresa. 

Uma delas tem  foco em garantir a eficiência operacional, já a outra está voltada à inovação. Essa divisão demarcada é uma das iniciativas que permite que duas realidades consideradas opostas coexistam de forma saudável na empresa.

Ambidestria Cíclica

Outro modelo é a Ambidestria Cíclica. Nesse caso, uma única equipe trabalha focada em inovação durante um período determinado, depois muda o foco para a excelência operacional durante um período definido. Formando assim, um ciclo de processos por um período de tempo determinado. 

Esse processo, diferente do anterior, exige ainda mais maturidade do time como um todo. Isso porque, pode ser bastante desafiador fazer a transição entre modelos de gestão a cada troca de ciclo. Por outro lado, nessa forma de ambidestria corporativa os funcionários tendem a ter mais interação entre uns e outros.

Ambidestria Simultânea ou Contextual

Por fim, a ambidestria simultânea exige que os colaboradores sejam capazes de entender e exercer ambas as partes de maneira simultânea. Ou seja, não há divisão de equipe. Todos são responsáveis por manter os processos tradicionais enraizados ao mesmo passo em que olham para o futuro, buscando a inovação. 

É importante no processo de implementação da Ambidestria Corporativa contar com lideranças inovadoras preparadas para garantir investimento em inovação, sem comprometer os resultados esperados.

Sua empresa está pronta para implementar a Ambidestria Corporativa? Conheça os Workshops in Company disponíveis para contribuir com a inovação na sua organização. Neles, há cursos sobre Liderança para Inovação, Metodologias Ágeis, Organizações Exponenciais e Design Thinking. Acesse aqui e saiba mais. 

 

Liderança Exponencial

Liderança Exponencial: o que é e como desenvolver nas organizações

Transformar e adaptar-se não é uma tarefa fácil, mas necessária. Ainda mais em um momento em que as mudanças estão cada vez mais dinâmicas e velozes. Nesse cenário, o posicionamento estratégico corporativo tem exigido lideranças exponenciais, ou seja, líderes que estejam dispostos a inovar, bem como também motivar seus liderados a seguir inovando.

É desafiador pensar que o mundo, impulsionado pelas novas tecnologias e a globalização, está passando por profundas transformações nas últimas duas décadas. A tendência é que esse cenário siga em ritmo acelerado. Sendo assim, as organizações precisam aplicar estratégias para se adaptarem a tais mudanças, adotando um modelo de negócio inovador.

O contexto atual exige líderes que sejam capazes de superar os obstáculos e adequar-se às mais variadas situações e assuntos. Por exemplo, a empresa está atenta às questões da sustentabilidade e governança? Os profissionais que integram o time seguem se capacitando? A empresa está preparada para a próxima crise que exija mudanças rápidas de mindset e dia a dia de trabalho?

Se a resposta para essas questões é positiva, isso demonstra que a organização possui um líder que motiva e engaja o desenvolvimento de sua equipe e tem coragem para ser visionário e estrategista.

Diferença entre lideranças transacionais e exponenciais

Até muito pouco tempo, era comum motivar os funcionários de uma organização apenas através de recompensas ou punições — desconsiderando quaisquer outros elementos necessários para manter os liderados satisfeitos na empresa. Essas características estão presentes em um modelo de liderança transacional.

Neste modelo há pouca inovação, o foco está especialmente na criação de processos que garantam rotinas eficientes. Isso é longe de ser ruim ou “não permitido”, entretanto na era das mudanças exponenciais é necessário reduzir a hierarquia onde a liderança transacional é aplicada, dando espaço para ambientes ágeis que incentivem o protagonismo do colaborador.

A liderança exponencial está atenta ao futuro, mantém as entregas consistentes e com permissão ao erro, sendo a favor de atualizações e melhorias constantes. O foco, nesse caso, é a inspiração. Líderes exponenciais encaram mudanças repentinas de forma menos “centralizadora”, afinal, o time constantemente é incentivado à criatividade.

Cabe destacar que dentro de todas as empresas existem processos, áreas e projetos que precisam de estruturas mais rígidas para que funcionem com toda a precisão necessária. Nesse caso, vale manter líderes transacionais à frente para que haja consistência.

Características de um líder exponencial

Futurista, visionário e inovador, acredita na tecnologia e faz-se humanitário. Esses seriam os adjetivos principais de um líder exponencial. O atual cenário exige de líderes posturas mais abertas e, principalmente, flexíveis. Todas as habilidades citadas acima, podem ser observadas em bons líderes. A grande diferença é que uma liderança exponencial leva-as ao nível máximo. Compreendendo, efetivamente, a influência que elas possuem no sucesso dos negócios.

A seguir, explico como cada uma das habilidades exigidas a uma liderança exponencial impacta positivamente no modelo de negócio de qualquer organização.

Um líder futurista e visionário compreende que novas possibilidades — ainda mais no cenário em que estamos inseridos — podem surgir muito antes do esperado. Não apenas preveem, como levam em consideração essas questões no planejamento.

Atrelado a esse ponto, líderes exponenciais compreendem verdadeiramente que as tecnologias evoluem de forma acelerada e, sendo assim, consideram quais delas – ou como – elas afetam em seus negócios.

Nesse caso, vale destacar que uma boa liderança deverá preocupar-se em capacitar seu time para que eles estejam preparados para atuar com autonomia em busca de melhores resultados para o negócio. Pois ler e aprender sobre as novas possibilidades, sim, é necessário. Mas, se o time não estiver alinhado com o mindset adequado para lidar também com todas essas mudanças, a organização não vai alcançar todo seu potencial inovador.

Agora, um líder humanitário, pressupõe necessariamente que as lideranças estão atentas para questões socioambientais e de governança, compreendendo que toda organização gera impactos através de sua atuação. A questão é o quanto desses impactos são positivos ou negativos e como propor inovações que contribuem para minimizar os impactos negativos.

É característica essencial de um líder exponencial, garantir que ambientes de trabalho transparentes, investimento na capacitação do time, comunicação clara e empática com todos. Iniciativas que tornam um local de trabalho onde todas as partes envolvidas passam a ter espaço para entregarem o melhor de cada um.

Métodos que facilitam a liderança exponencial

Dentro de tantas necessidades de mudança e adaptações, existem algumas formas já bem estruturadas de garantir que o modelo de negócio se mantenha atualizado e entregando valor. Atualizar-se para manter os colaboradores protagonistas de suas atividades, motivados e o time unido, requer estratégias inovadoras. Uma pesquisa feita pela McKinsey, com mais de 2.500 profissionais de empresas dos mais variados segmentos, tamanhos e regiões, apontou que 37% das organizações estão realizando transformações ágeis e outros 4% de fato implementaram completamente tais transformações.

Acesse gratuitamente o infográfico Manifesto ágil para líderes ágeis: o passo a passo para consolidar o Agile nas organizações e saiba como aplicar as metodologias ágeis para inovar em condições de mudanças complexas e alta competitividade.

Metodologias ágeis propõem estimular a criatividade, liberdade, descentralização de demandas, comunicação aberta e extrema confiança entre líderes e liderados. E todas essas características estão diretamente relacionadas às lideranças exponenciais.

Locais de trabalho onde o colaborador tem espaço para contribuir com o seu melhor, possui incentivo para sempre seguir se atualizando e estudando, tendem a crescer e manter-se estáveis mesmo em momentos de crise. Dessa forma, encarar desafios passa a ser um trabalho feito com a colaboração de todo time.