A abordagem de metodologias ágeis contribui para otimizar a rotina organizacional, impactando no aumento da eficiência e eficácia dos processos e, assim, torná-los ágeis. Implementar a cultura ágil em uma organização exige o planejamento adaptativo, times autogerenciáveis e multidisciplinares para que seja viável promover a melhoria contínua no desenvolvimento de produtos e serviços, alinhado aos valores e princípios descritos no Manifesto Ágil e muito já comentado em outros posts nossos. 

A agilidade permite que as empresas ajustem seus processos de forma proativa na busca pela inovação. Para implementar as metodologias ágeis de maneira bem-sucedida na cultura organizacional, é importante que os seguintes fatores estejam bem estabelecidos, bem como adotar plataformas de gestão de equipe que automatizam os processos de rotina. 

  • Objetivos comuns disseminados por toda a organização

Executivos, líderes e liderados devem estar alinhados com os objetivos estratégicos da empresa para que sejam alcançados.

  • Executivos, líderes e times capacitados

É necessário investir em equipes multifuncionais e autogerenciáveis que tenham capacidade técnica e habilidades interpessoais para entrega dos resultados esperados, bem como autonomia para propor soluções inovadoras e fornecer resultados diferenciados.

  • Decisões rápidas e aprendizagem constante

Líderes e equipes capacitadas que estejam alinhados aos objetivos da organização são capazes de tomar decisões e aprender com as situações rotineiras, assumindo riscos controlados.  

  • Líderes ágeis que estimulam colaboradores a assumirem o protagonismo

Líderes ágeis adotam um modelo dinâmico de gestão de pessoas com intuito de promover o alto engajamento, capacitando a equipe a assumir o protagonismo e gerando confiança para cumprimento do propósito da organização.

  • Tecnologia integrada e essencial ao negócio 

A tecnologia integrada é essencial para todos os aspectos da organização, gerando valor e possibilitando reações rápidas para adaptar-se às necessidades de mercado. 

Confira o Webinar Estratégias ágeis com times de alto desempenho e entenda a importância de promover agilidade nos processos de concepção de produto e solução de problemas, estimulado pela formação de squads, onde cada projeto conta com pessoas com formações diferentes, experiências que se complementam e conhecimentos que agregam valor à entrega. 

O convidado do webinar, Bruno Soares, é CEO da Feedz. Plataforma completa para engajamento de colaboradores, desenvolvida com o propósito de proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis que estimulam a confiança e autonomia entre líderes e liderados. 

Aproveite para acessar o eBook: Metodologias ágeis para equipes de alta performance e entender os motivos pelos quais as metodologias ágeis são verdadeiras aliadas da cultura de inovação das organizações.

Aplicando as Metodologias Ágeis para a inovação organizacional

 A jornada ágil começa pela mudança de mentalidade, o que exige que todos na empresa sejam encorajados a ampliar sua postura para um mindset ágil. Organizações ágeis desenvolvem a capacidade de se ajustarem às intensas transformações que seguem em ritmo acelerado, estando abertas a mudar, falhar e acertar. 

Para isso, é necessário identificar as diferentes metodologias ágeis, assim como obter o entendimento de como aplicá-las à realidade da empresa.