As lideranças das organizações estão sendo desafiadas a gerenciar times em contextos complexos, intensificado por novas formas de trabalho, a exemplo do modelo híbrido e remoto. O anywhere office, termo em inglês que refere-se a escritório em qualquer lugar —  modelo de trabalho que permite que as pessoas desempenhem suas atividades a partir de qualquer local — também tem imposto novos desafios às lideranças ao exigir maior liberdade, flexibilidade e autonomia nas relações de trabalho.

Atualmente, gerenciar equipes que trabalham à distância tornou-se regra e não mais exceção. A tendência é que as empresas mantenham seus escritórios, mas adotem um formato de gestão cada vez mais descentralizado para que possam tornar o trabalho remoto uma prática permanente.

No Webinar Confiança em times em trabalho remoto, em que conversei com o educador corporativo e palestrante, Ricardo Vandré, abordamos a importância de implementar novas estratégias e ferramentas que provoquem agilidade, inovação, criatividade e dinamismo nos processos organizacionais para promover a gestão de equipes que trabalham de qualquer lugar. 

As transformações em curso exigem adaptações principalmente na cultura organizacional. Para acompanhar as mudanças, tanto comportamentais como nas tendências de mercado, os líderes precisam estar preparados para lidar com esses novos desafios. 

Para entender quais os principais desafios da liderança na gestão de equipes que trabalham de qualquer lugar, foram consultados mais de 60 profissionais, pesquisadores e estudantes que estão conectados de alguma maneira com Liderança e Inovação. 

Os entrevistados responderam questões sobre o impacto da pandemia na liderança, os desafios enfrentados nesse cenário e quais os ensinamentos que deverão levar. Além disso, também falaram sobre as principais habilidades e competências que líderes precisam desenvolver para superar os principais desafios da liderança que se apresentam. 

A pesquisa resultou no Checklist: Os principais desafios da liderança, material que pode ser acessado gratuitamente aqui

Principais desafios da liderança 

Com base na pesquisa, elaboramos um material que além de mostrar as tendências apontadas pelos especialistas, também faz um checklist daquilo que os líderes precisam atentar-se. Entre os desafios apontados estão:

Liderança e gestão do trabalho remoto

A grande descoberta das organizações foi compreender que é possível promover a gestão de equipes de forma inteiramente remota sem que essa iniciativa impacte negativamente na produtividade. Pelo contrário, as organizações constataram que os colaboradores podem se manter produtivos mesmo à distância. 

Construção e exercício da confiança

Aumentar a confiança entre times em trabalho remoto é um dos grandes desafios da gestão de organizações no atual momento. A gestão de equipes que trabalham de qualquer lugar exige um ambiente de trabalho que inspire a confiança dos colaboradores, garantindo que as relações de trabalho sejam saudáveis.

Agilidade e flexibilidade da liderança

Uma liderança ágil e inovadora mantém os colaboradores motivados e alinhados com as metas e objetivos da organização. Isso porque, esse perfil de líder possui habilidades como empatia, resiliência, escuta ativa, adaptabilidade, flexibilidade e propósito. Baixe gratuitamente o Infográfico Agilidade e Inovação na Liderança e saiba como tornar-se um líder ágil.

Gestão do tempo

Adotar ferramentas de produtividade e colaboração, bem como estratégias ágeis para automatizar a gestão das tarefas do time e manter uma comunicação fluida e eficiente é primordial para gerenciar equipes à distância. A iniciativa contribui para o aumento da produtividade e autonomia para que a equipe possa assumir o protagonismo no cumprimento dos objetivos da organização.

Engajamento da equipe

Uma organização ágil e inovadora conta com líderes criativos, flexíveis, inspiradores e com senso de propósito, que sejam capazes de estimular o sentimento de pertencimento, impactando no engajamento e retenção de talentos. Além disso, devem fornecer condições e segurança psicológica para o time colaborar e inovar. 

Liderança inspiracional e acolhedora

Esse perfil de liderança inspira a criatividade e motiva a inovação ao promover uma gestão baseada na competência e na confiança, descentralizando decisões e proporcionando autonomia nas relações de trabalho para obter um melhor desempenho dos colaboradores. 

Os desafios da liderança são inúmeros, mas há muitos que estão enfrentando a mesma situação e, por isso, há bastante conhecimento para ser gerado e compartilhado a partir das experiências vivenciadas. 

Faça o download gratuito do checklist “Os principais desafios da liderança” que traz os itens mais desafiadores na rotina de lideranças atualmente.

E como sua organização tem enfrentado esse novo desafio? Compartilhe conosco enviando seus comentários neste artigo.