Siga minhas redes

Como se reinventar com OKRs e apoio da tecnologia

Carreira

Compartilhe nas redes

OKRs

A famosa frase do Gato Cheshire em “Alice no País das Maravilhas”  “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve” pode muito bem ser utilizada no ambiente corporativo. Por isso, ao se questionar como se reinventar, tenha em mente sempre para onde você quer ir. E fique tranquilo, ferramentas para ajudar você a se guiar é o que não falta.

Uma dessas ferramentas é a OKR – sigla em inglês para Objectives and Key Results. O OKR é uma abordagem moderna de gestão de desempenho e atingimento de metas que tem se tornado cada vez mais popular. E pode funcionar como uma bússola para que você consiga chegar onde deseja com sua empresa.

Essa popularização se deve principalmente pelo fato da OKR ser uma estratégia de planejamento que permite definir metas claras, estabelecer um plano de ação e fornecer feedbacks regulares sobre o processo.

Como funciona a OKR na prática?

Criado por Andy Grove, ex-CEO da Intel, o método de planejamento de objetivos OKR tem como princípio  auxiliar no direcionamento das atividades de uma empresa, aumentando a clareza e motivando as pessoas a alcançarem seus objetivos.

Grove acredita que as metas e objetivos de uma empresa devem ser colocados no centro das atividades de todos os envolvidos, de modo a garantir que cada colaborador esteja alinhado com as metas empresariais. Assim sendo, a metodologia OKR foi desenvolvida de forma a oferecer uma estrutura para definir metas e objetivos claros e mensuráveis.

Em tradução literal, OKR significa Objetivos e Resultados-Chave, sendo os Objetivos as entregas desejadas e os Resultados-Chave a forma como você medirá se está ou não seguindo o caminho certo.

O processo de OKRs é dividido em 3 etapas:

  1. Definição de objetivos
  2. Estabelecimento dos resultados chave
  3. Monitoramento e ajuste de resultados

Conheça o passo a passo de uma OKR

A primeira etapa de uma OKR é a definição dos objetivos. Neste momento você deve definir o que é importante para a organização e qual objetivo deseja alcançar. Os objetivos devem ser claros, precisos e alcançáveis. E ao defini-los você deve levar em consideração as limitações e recursos da organização.

A segunda etapa é estabelecer os resultados-chave que medirão o atingimento do objetivo. Esta etapa envolve definir quanto se deseja alcançar com cada objetivo e quais etapas devem ser seguidas para alcançar esses resultados. Os resultados-chave devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e limitados no tempo.

A última etapa do OKR é o monitoramento e ajuste dos resultados. Esta etapa envolve monitorar o progresso em relação aos objetivos e fazer ajustes a cada trimestre para  garantir que os resultados desejados sejam alcançados. 

É importante lembrar que o OKR é um processo contínuo e os objetivos e KRs ou resultados-chave devem ser ajustados de acordo com as necessidades da organização.

Como se reinventar com OKRs?

Com o avanço tecnológico e, consequentemente, aumento da concorrência, empresas que querem se destacar – e sobreviver – em seu mercado buscam o tempo todo maneiras de como se reinventar. E a metodologia OKR é uma das principais ferramentas para guiar uma empresa rumo à inovação e sucesso.

Justamente por oferecer um sistema de objetivos que ajuda os funcionários a se concentrar nas iniciativas mais importantes, maximizar a produtividade e obter resultados significativos, é que a OKR tem sido adotada por tantas empresas ao redor do mundo.

Como dito, a OKR permite às empresas implementar iniciativas estratégicas para atingir seus objetivos. Estas iniciativas podem ser desenvolvidas por meio de recursos e projetos específicos. Para isso, é importante estabelecer um cronograma de execução de cada iniciativa, definir responsáveis por cada etapa e acompanhar seu progresso. Estes passos são fundamentais para que a empresa cumpra os objetivos propostos.

Outra forma de se reinventar usando a metodologia OKR é investir em tecnologia para melhorar a eficiência operacional. As empresas podem adotar softwares de gestão de projetos para melhorar a gestão de tempo, a comunicação e a colaboração entre os funcionários. Estes sistemas também ajudam a monitorar o progresso dos projetos e garantir que eles estejam alinhados com os objetivos da empresa.

Além disso, a metodologia OKR também permite às empresas inovar de forma eficaz. O primeiro passo é definir objetivos que estimulem o pensamento criativo e a inovação. Em seguida, é importante estabelecer resultados chave que possam medir o sucesso

Como a tecnologia pode ajudar sua empresa a se reinventar?

Uma das formas mais utilizadas por empresas que buscam se reinventar e crescer é a adoção de tecnologias das mais diversas áreas. 

Aqui, podemos incluir também ferramentas e tecnologias específicas para a aplicação e gestão de OKRs, como é o caso da CoBlue, Feedz, Perdoo, Weekdone, impulseup, entre outras.

Essas ferramentas permitem o acompanhamento passo a passo da metodologia, com marcos para resultados-chave, lembretes para check-ins de monitoramento, entre outras features.

O Trello é outra ferramenta tecnológica que pode ajudar uma empresa nesse processo de como se reinventar. O aplicativo oferece uma plataforma para a gestão de projetos, que também pode se adaptar  facilmente para uma gestão de OKRs. 

Nela, os usuários podem criar quadros, listas e cartões para organizar tarefas e objetivos. Esta ferramenta pode ajudar a equipe a melhorar a comunicação entre os membros e a se manter organizada.

Além das ferramentas específicas, as planilhas de Excel também são úteis para as empresas que não possam pagar uma assinatura em plataformas especializadas e citadas anteriormente. As planilhas de Excel permitem que os usuários criem bases de dados complexas, modelos de dados e relatórios para ajudar a equipe a gerir melhor o seu negócio e a monitorar os seus resultados para avaliar se estão alcançando ou não os seus objetivos. Mas tem restrições porque os dados podem ser “alterados” sem a anuência do líder ou gestor, aspecto que não ocorre nas plataformas onde você pode alterar um OKR, mas não excluir, e sim somente arquivar. Isso permite que a memória sempre fique preservada. 

No atual cenário, ferramentas específicas para OKR, aplicativos de terceiros e planilhas de Excel são ferramentas essenciais para ajudar as empresas a buscar alternativas de como se reinventar. Além disso, quando bem utilizadas promovem melhorias significativas na 

comunicação e a organização da equipe. 

E se você se interessa por conteúdos relacionados a como se reinventar, confira o artigo “A inovação é feita de gente e não apenas de tecnologia” e entenda porque o capital humano é tão fundamental para que uma tecnologia de ponta tenha os resultados desejados na sua corporação.

Palestras
Algoritmo da vida
A vida nem sempre segue um padrão lógico e previsível, mas pode ser compreendido e identificado.
CONTRATAR
Cultura organizacional para inovação​
Não basta criar soluções disruptivas sem fomentar um ambiente de trabalho com uma cultura forte.
CONTRATAR
Fluxo da vida e o tempo
A importância de compreender e aceitar o ritmo natural da vida e a relação do tempo com esse fluxo.
CONTRATAR
Futuro do trabalho e inteligência artificial​
As empresas precisam se preparar para as novas formas de trabalho e ampliar a colaboração entre as pessoas.
CONTRATAR
Inovação é feita de gente​
Aborda as habilidades fundamentais e as condições necessárias para promover a inovação com pessoas e não apenas com tecnologia.
CONTRATAR
Liderança ambidestra e exponencial​
Líderes ambidestros inovam de forma permanente, sem abrir mão da eficácia operacional.
CONTRATAR

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo

Conheça meus livros

Artigos relacionados

Fique por dentro!

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo.

Ao preencher o campo acima você concorda com nossa Política de Privacidade.