Para adaptar o modelo de negócio em um mundo cada vez mais desafiador, que se atualiza rapidamente, precisamos desenvolver uma nova forma de pensar, ou um mindset exponencial. Esse tipo de mentalidade tem se mostrado adequada para que as organizações acompanhem as necessidades que enfrentam.

De acordo com o CEO da Shift Thinking, Mark Bonchek, em um artigo na Harvard Business Review, atualmente os negócios precisam ser delineados a partir da capacidade de se criar valores exponenciais. E, sendo assim, apropriar-se do mindset exponencial é o que faz a diferença para uma empresa. 

O fator abre caminhos para a inovação e permite que as organizações acompanhem efetivamente esses novos modelos de se fazer negócios. O contexto atual exige dos profissionais habilidades para superar os obstáculos e adequar-se às mais variadas situações e assuntos. 

Para implementar esse tipo de mentalidade na cultura organizacional, primeiro é necessário entender o conceito do mindset exponencial e como desenvolvê-lo nas organizações. 

O que é mindset exponencial?  

Para compreender melhor o conceito de mindset exponencial podemos pensar em uma analogia com uma linha curva crescente. Imagine que, uma empresa em constante crescimento teria um gráfico com uma linha reta, subindo de forma incremental.  Nem sempre vai muito alto, às vezes sim, mas sempre gradativamente

O mindset exponencial é decorrente da função exponencial e cresce na potência. Por exemplo, 2 na potência 1, 2 na potência 2, 2 na potência 3 e, assim, sucessivamente. O resultado é uma curva ascendente. Mark Bonchek comenta que essa curva permite saber que há um caminho a ser explorado mas não necessariamente enxerga o que existe à frente. 

Sendo assim, uma empresa com essa cultura possui confiança o suficiente para se arriscar no desconhecido e desbravar novos mercados, permitindo com que o planejamento estratégico considere cenários prospectivos e almejados. Diferente de uma previsão estática e linear que estamos acostumados a ver no nosso dia a dia.

Dessa forma, o mindset exponencial estimula uma visão ambiciosa para a empresa, de forma global, exigindo não apenas ações, resoluções e melhorias pontuais, mas mudanças que fazem a empresa alcançar resultados significativos. 

Diferenças entre mindset exponencial e incremental

O que chamamos de mindset incremental ou linear é a forma de agir, onde mudanças acontecem em escala de 1:1.  Ele propõe melhorias nos produtos, serviços e processos sem o uso de tecnologias que impulsionam o crescimento. São pautadas por modelos que consideram o crescimento somente quando conseguem dobrar os seus ativos.

O mindset exponencial considera a tecnologia como aliada. Tecnologias exponenciais dobram sua capacidade a cada 12 a 24 meses. Por isso conseguem crescer sem necessariamente dobrar seus ativos. Com isso, é possível atingir novos patamares de resultados que de uma forma linear não seria possível. Por exemplo: uma tecelagem para dobrar a sua produção tem que dobrar a sua capacidade fabril, com o dobro de máquinas. Por sua vez, uma plataforma digital de e-commerce pode atender o dobro de clientes sem mudar sua estrutura. 

Como funciona o mindset exponencial?

O mindset exponencial atua de diferentes formas a depender do momento em que a empresa se encontra. Para isso precisamos ampliar o suporte da tecnologia que dá base aos processos e serviços oferecidos. Questões como a digitalização e revisão dos processos, adotar metodologias ágeis, rever a forma de liderar promovendo protagonismo entre os colaboradores, são algumas atitudes que podem ser adotadas. 

Ao se considerar mudanças no modelo de negócio para o exponencial, precisamos ampliar a transformação digital para dar suporte às novas demandas e assim criar novas experiências tanto para os colaboradores como para os clientes.  

O pensamento exponencial acelera as mudanças e abre novas possibilidades de gerenciamento, tanto de pessoas como de processos. Precisamos ter suporte da tecnologia para que isso aconteça. Mas precisamos também dar suporte emocional para que as pessoas possam acompanhar essa evolução e saber que tecnologia é apenas um meio. Empresas são feitas por pessoas. 

Você se interessa por esse tipo de conteúdo e acredita que essa forma de pensar pode ser aplicada na cultura da sua empresa? Entre em contato comigo e saiba como desenvolver uma liderança inovadora para implementar o mindset exponencial na sua organização.