transformacao-digital-nas-empresas

É possível acelerar a transformação digital nas empresas?

Fazer acontecer a transformação digital nas empresas não é apenas uma questão de tendência, essa é uma forma de garantir a permanência no mercado. Se o negócio não está preparado, por exemplo, para oferecer uma experiência adequada ao consumidor, certamente seus resultados serão impactados. Isso quer dizer que é preciso estar atento ao que a evolução tecnológica está trazendo de novidade e o que está se tornando cultural. Para se ter uma ideia, segundo dados da Google, os consumidores estão mais impacientes, 53% deles abandonam sites que demoram mais de três segundos para carregar. Ou seja, fazer uso da tecnologia corretamente é mais do que uma oportunidade de manter o público próximo, é uma necessidade.

Outro ponto relacionado com a transformação digital nas empresas e a expectativa do consumidor é a aproximação e a personalização. As experiências personalizadas e com relevância promovem conexões valiosas que impactam no alcance das metas do negócio. No Estados Unidos, 89% dos profissionais de marketing afirmam que a personalização de conteúdo dos sites ou aplicativos resulta em crescimento de receita. E como promover a personalização? Por meio do uso de dados de forma inteligente, uma característica forte da transformação digital. Acaba sendo tão natural que cerca de 63% das pessoas esperam que as marcas façam mesmo o uso dos seus históricos de compra para customizar as experiências que oferecem.

São diversos meios de fazer com que as possibilidades tecnológicas trabalhem a favor do negócio e conectem as marcas com os consumidores. Para quem está começando esse processo, é essencial entender que a transformação digital nas empresas pode, sim, ser acelerada. O ponto-chave é pensar grande, entender sobre o impacto de um novo contexto no mercado, mas começar dentro dos seus limites. Planejamento é a palavra de sucesso. Por isso, começar pequeno não é algo ruim, pelo contrário, planejar e dar passos conforme as possibilidades do negócio é uma ótima combinação.

Mais dados, mais rapidez, maior performance. A transformação digital nas empresas tem muito a somar com os resultados. Por meio dos dados, da sua reunião e análise, é possível aumentar a compreensão do mercado, dos clientes e do próprio momento do negócio. Para tornar realidade as oportunidades da evolução tecnológica, além do planejamento, há alguns tópicos que podem contribuir para acelerar o processo e, consequentemente, os resultados. Confira as nossas dicas na sequência.

5 dicas para acelerar a transformação digital nas empresas

Entender que a transformação digital nas empresas é essencial já é um excelente começo. Agora, o próximo passo é colocar em prática ações que permitam criar estratégias que fornecerão um upgrade na transformação digital, agilizando e acelerando os processos. Entre as ações, selecionamos alguns exemplos da especialista Maribel Lopez que podem servir como dicas norteadoras.

  1. Cloud computing para simplificar: diversos softwares têm adotado a simplificação por meio da transição para SaaS (software como serviço), além de fazer uso da infraestrutura de empresas de IaaS (infraestrutura como serviço). Dessa maneira, os clientes obtêm acesso a um software mais simples e fácil não só de usar, mas também de atualizar. Em muitos casos, a transformação digital nas empresas ocorre quando há simplificação de serviços.
  1. Cloud e big data permitem a personalização: a nuvem possibilitou escala, flexibilidade e oportunidade de novos modelos de negócios, como a personalização. Diversas marcas estão utilizando machine learning para garantir aos seus clientes um produto personalizado e, novamente, com agilidade na entrega.
  1. Novas interfaces para mais experiências: considerando a última era do design, a mobilidade esteve no seu auge, permitindo que o design de experiência do usuário trabalhasse com touch, app stores e desenvolvimento de telas menores. Atualmente, é possível pensar na transformação digital nas empresas fazendo uso de mais campos, como interfaces de voz, realidade aumentada e experiências imersivas com realidade virtual.
  1. Desafios da mudança comportamental: para acelerar a transformação digital nas empresas é preciso não subestimar os desafios com a mudança comportamental. Sempre que se altera um processo, é fundamental que o resultado seja significativamente mais desejável para criar uma mudança de comportamento. A questão está na criação de uma experiência do usuário superior em relação à funcionalidade, facilidade de uso e facilidade de treinamento.
  1. Capacitação da equipe: se é preciso se preocupar com as mudanças comportamentais do usuário, é imprescindível considerar a capacitação da equipe para absorver tais mudanças. A transformação digital das empresas precisa estar alinhada com a maturidade dos profissionais do time. Por isso, quanto mais conhecimento, maior a aceitação e, por sua vez, a capacidade de inovação.

Como está sendo a sua experiência com a transformação digital? Conte para nós. Para saber mais sobre o assunto, continua nos acompanhando!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *