Empresas brasileiras se tornam referência por criar negócios inovadores

Inovação

Compartilhe nas redes

Um movimento especial, provocado pelo surgimento de startups, vem transformando o ambiente de negócios inovadores no Brasil. Essas empresas de base tecnológica, que nascem com uma ideia inovadora e buscam um modelo de negócio escalável se tornam cada vez mais comuns e apresentam resultados de sucesso.

No cenário internacional, algumas empresas já solidificadas e líderes em seus segmentos, como o Google, Yahoo, Ebay, Apple, Facebook já foram startups ou começaram dessa maneira. No Brasil, algumas empresas como Buscapé, Totvs, Móvile, Social Base, Chaordic, Agriness, entre outras, possuem negócios representativos em seus segmentos e começam a despontar também nos mercados externos.

Na visão de especialistas, o ambiente para o desenvolvimento de startups no Brasil tem evoluído muito na quantidade e qualidade de projetos. Atualmente, percebe-se um esforço conjunto dos governos, investidores, investidor anjo – aquele primeiro investidor que aposta no negócio – as universidades que fomentam o empreendedorismo, as aceleradoras, escolas de desenvolvimento de negócios e comunidades locais para criar modelos de negócios de sucesso. Isso, em parte, porque as startups têm sido uma das principais fontes de inovação, criando novas tecnologias no País.

Para os empreendedores que pensam em começar uma startup, é importante saber que não basta ter uma ideia, é preciso implementá-la. Muitas vezes, quem tem uma ideia de negócio costuma viver uma ilusão de que sua ideia é fantástica e, por isso, não quer mostrá-la com medo de alguém roubá-la. Mas, a verdade é que ideia vale pouco, pois geralmente não é exclusiva. O que vale mesmo é a capacidade de colocar a ideia em prática. E nesse caminho, o empreendedor deve ser, acima de tudo, bom ouvinte. É essencial ouvir clientes, parceiros e sócios. E através dessas opiniões, mudar o modelo de negócios quantas vezes forem necessárias.

Conheça agora uma breve história de empresas genuinamente brasileiras que vem se destacando com negócios inovadores nos cenários nacional e internacional:

5 negócios inovadores brasileiros. Inspire-se!

Buscapé

Em 1999, Romero Rodrigues e outros quatro amigos fundaram o Buscapé, maior site comparador de preços do Brasil e uma das mais bem sucedidas empresas de internet do país. Ao longo dos anos, Romero, que hoje é CEO do Buscapé, teve diversos aprendizados sobre seus erros e acertos. A empresa Buscapé foi a quinta tentativa de negócio de Romero. No começo, ele escutava que seu projeto de comparação de preços online era “coisa de louco”. A persistência de Romero foi grande e apesar do seu negócio ter demorado para cair nas graças do mercado, o site foi vendido recentemente na terceira maior transação de empresas do ramo digital na história do país. Mais tarde, a Buscapé fundiu-se com o concorrente Bondfaro e criou uma gigante no ramo.

Totvs

Empresa brasileira líder em software, inovação, relacionamento e suporte à gestão. A empresa foi fundada por Ernesto Haberkorn. Primeiramente, ele começou a Siga (Sistema Integrado de Gerência Automática), que depois evoluiu para a Microsiga e, finalmente, Totvs. O nome da empresa vem do latim e significa “tudo” ou “todos”. Hoje, a TOTVS é a maior fabricante de softwares aplicativos sediada em países emergentes e a 6ª maior do mundo. É líder absoluta no Brasil, com 55,4% de participação de mercado e na América Latina, com 35%, segundo o Instituto Gartner. A empresa tem mais de 26 mil clientes ativos e aproximadamente 12 mil participantes em unidades próprias e franqueadas, com presença em 39 países, também por meio de unidades e franquias.

Agriness

Há 11 anos no mercado, a Agriness é referência em soluções e modelos de gestão da informação para o agronegócio, com forte atuação na suinocultura brasileira e líder de mercado no setor. O sócio fundador da empresa, Everton Gubert, é natural de Xanxerê, um forte pólo agropecuário em Santa Catarina. Ele cresceu em meio a inúmeras granjas de suínos e nem imaginava que teria uma empresa que pudesse contribuir com os suinocultores de sua cidade natal.  A Agriness vem se consolidando como uma empresa de inteligência de negócios e referência em gestão, tendo em seu portfólio de clientes e parceiros: suinocultores, integradoras, cooperativas, agroindústrias, instituições de ensino e pesquisa, associações e empresas de nutrição, genética e sanidade. Atualmente, a empresa atende mais de 1.400 clientes no Brasil, gerenciando mais de 1.100.000 matrizes suínas – e está presente em oito países, exportando tecnologia para toda a América Latina e alguns países da Europa.

Movile

É líder em desenvolvimento de plataformas de comércio e conteúdo móvel na América Latina. Com produtos para celulares, smartphones e tablets, a empresa entrega facilidade e diversão na hora de pagar. O fundador da empresa, Marcelo Sales, começou no mundo dos negócios vendendo sucos de uva. Assim, ele começou a perceber as diversas conexões que movem a vida e com esses conceitos ele se transformou no fundador da Movile e da aceleradora de negócios 21212.com.

Chaordic

A empresa trabalha para promover o encontro entre as pessoas e o que elas vão gostar. Com esse conceito, personaliza ofertas para e‑commerce e lojas virtuais. Hoje, 15 dos 20 maiores e‑commerces do Brasil são clientes da Chaordic.

Quer saber mais sobre negócios inovadores? Leia o artigo: Novos modelos de negócio: 5 modelos para quem quer tirar aquela ideia do papel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Palestras
Além da IA: o valor que ela não codifica
Em tempos de IA, empatia, ética e intuição seguem como códigos que só o humano decifrar.
CONTRATAR
Liderança ágil e adaptativa
Conceito que surge em resposta à complexidade das mudanças no ambiente de negócios atual.
CONTRATAR
Pessoas, protagonismo e inovação
Pessoas no centro: como o protagonismo impulsiona a inovação em tempos de mudança contínua.
CONTRATAR
Gestão do Tempo e produtividade
Mais foco, menos urgência: como a gestão do tempo pode aumentar sua produtividade e bem-estar diário.
CONTRATAR
Cultura organizacional, pessoas e processos
Cultura forte une pessoas e processos para transformar estratégias em resultados consistentes e duradouros.
CONTRATAR
Accountability no ambiente profissional
Assumir responsabilidades fortalece equipes, entrega resultados e inspira confiança.
CONTRATAR
Confiança e engajamento
Em um mundo em mudança, confiança com transparência e coerência fortalece os times.
CONTRATAR
Inovação é feita de gente
Ideias nascem quando pessoas se conectam, colaboram e colocam propósito em ação.
CONTRATAR
Virando a própria mesa a qualquer momento
Um convite à coragem de romper padrões, redesenhar escolhas e assumir o protagonismo da própria história.
CONTRATAR

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo

PARCERIAS

Conheça a EMY – plataforma que une dados, pessoas e inovação com propósito

Conheça meus livros

Artigos relacionados

Carreira

O valor dos profissionais acima de 50 anos: produtividade, experiência e inovação em tempos de IA

Leia o artigo e descubra por que contratar 50+ é estratégia, não concessão
Liderança

Tecendo o futuro com conexões relevantes e presentes

Como líderes e conselhos estratégicos podem construir relevância, adaptabilidade e futuro em tempos de incerteza global
Liderança

Além do planejamento tradicional: O futuro é emergente

Design emergente no planejamento estratégico: uma nova abordagem para liderar em tempos de incerteza e complexidade.

Fique por dentro!

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo.

Ao preencher o campo acima você concorda com nossa Política de Privacidade.

Quer levar ao seu público conversas com profundidade, provocação e visão de futuro?

Sou Maria Augusta Orofino, especialista em liderança e cultura organizacional. Nos podcasts, compartilho tendências, reflexões e insights com linguagem acessível e estratégica. Vamos juntos enriquecer seu conteúdo e engajar sua audiência?
Me chama para o seu podcast!