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Como líderes trabalham soft skills e hard skills nas equipes

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Líderes Soft

Soft skills e hard skills nada mais são que habilidades subjetivas e técnicas, respectivamente, esperadas de colaboradores e colaboradoras de empresas. Essas habilidades não são fixas e podem mudar conforme as transformações na sociedade e no mercado de trabalho. 

Prova disso são os dados trazidos em 2020 pelo Relatório do Futuro dos Empregos do Fórum Econômico Mundial. A pesquisa destacou que cerca de 50% de todos os funcionários precisarão ser requalificados até 2025, à medida que a adoção da tecnologia aumentar nas organizações. 

E agora que a disrupção digital já é uma realidade e os problemas complexos reclamam a habilidade das pessoas para serem resolvidos, muitas dúvidas e desafios começam a surgir. Ainda mais porque as próprias lideranças também precisam buscar requalificação e desenvolvimento de novas habilidades para poderem contribuir com as equipes. 

Por isso, explicamos abaixo mais detalhes sobre o que significam soft skills e hard skills. E mais, você entenderá de que modo as lideranças podem trabalhar essas competências e, por consequência, contribuir com o sucesso da empresa. 

O que são soft skills e hard skills? 

Soft skills são habilidades pessoais, subjetivas ou comportamentais. Isso porque são competências que envolvem as experiências sociais, econômicas e psicológicas de cada pessoa. Ou seja, as soft skills têm a ver com o modo de agir e pensar diante de determinadas situações, são mais difíceis de mensurar. 

Aliás, o mesmo estudo do Fórum Econômico Mundial também listou as 10 habilidades requeridas para o trabalho até 2025. E todas elas, sem nenhuma exceção, são competências comportamentais. 

O futuro do trabalho é construído no hoje. Assim, muitas dessas habilidades já estão sendo exigidas pelas empresas. Saiba abaixo quais são. 

Exemplos de soft skills

  1. Pensamento analítico e inovação; 
  2. Solução de problemas complexos; 
  3. Pensamento crítico;
  4. Criatividade, originalidade e iniciativa;
  5. Raciocínio, solução de problemas e ideação;
  6. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem; 
  7. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
  8. Liderança e influência social;
  9. Uso, monitoramento e controle de tecnologia;
  10. Projeto e programação de tecnologia.  

Hard skills são habilidades técnicas. Elas são competências mais objetivas e que se relacionam com uma área de conhecimento específica. Pode ser a capacidade da pessoa de executar comandos em uma planilha de Excel, por exemplo.  

Exemplos de hard skills

  1. Fluência em mais de um idioma; 
  2. Domínio de uma linguagem de programação; 
  3. Fazer gestão de projetos; 
  4. Operação de maquinário; 
  5. Análise de dados
  6. Domínio de computação em nuvem; 
  7. Domínio de técnicas de escrita; 
  8. Domínio em blockchain; 
  9. Cálculos financeiros; 
  10. Conhecimento em UX design.

O mais interessante na comparação entre soft skills e hard skills é que o ideal é que elas sejam combinadas no dia a dia do trabalho. Contudo, é importante que o líder saiba avaliar cada uma e considere a individualidade das pessoas da equipe. 

Por exemplo, aprender a ter mais criatividade pode levar mais tempo do que aprender a consultar um KPI em um software usado pela empresa. O que não significa que métodos não possam ser usados para o desenvolvimento desta competência, bem pelo contrário. Mas talvez seja necessário buscar apoio de consultorias externas 

O que as empresas esperam dos colaboradores e vice-versa?

A inteligência artificial avança e atividades que antes eram realizadas essencialmente por seres humanos, já são feitas por máquinas. Quer um exemplo do cotidiano? Os totens de autoatendimento nos supermercados. 

Estima-se que, no futuro, muitas profissões desaparecerão. Esse tipo de tendência não serve para causar pânico ou alarde. O principal é entender que são esses movimentos que mostram a importância do desenvolvimento de novas habilidades. 

Em hard skills, especialistas em algum tipo diferente de linguagem ou software terão seus espaços.  Entretanto, em soft skills, pessoas capazes de se adaptar e responder com inteligência emocional às situações geradas por essa nova realidade, serão fundamentais. 

Além disso, dentre soft skills e hard skills, a primeira ganha força não só por causa do avanço da tecnologia. Há também uma tomada de consciência e movimentos que vem reconhecendo cada vez mais a importância de um mundo mais sustentável do ponto de vista econômico, ambiental e social para todos.  

Portanto, dentro da organização, pensar em soft skills também é pensar em melhorias para equipes e clientes. Na criação de um ambiente mais saudável, pronto para fomentar ideias inovadoras

Fazer com o que colaborador tome essa consciência pode ser uma componente essencial para fazer com que ele se sinta menos “pressionado” a buscar novas habilidades e genuinamente disposto a mudar o mindset e melhorar.  

Às lideranças, cabe a atenção à equipe. Um relatório da Deloitte já afirmava que o mundo do trabalho poderá ter empregos melhores se as lideranças conseguirem aproveitar ao máximo a natureza e os talentos de seus colaboradores. A fim de que sejam criaturas sociais e solucionadoras criativas de problemas.

Como líderes podem ajudar as equipes a desenvolverem soft skills e hard skills? 

A forma como as pessoas respondem a determinadas situações no ambiente de trabalho tem muito a ver com a forma que elas agem em momentos vividos fora desse espaço. 

Como líder, você dificilmente poderá mudar a história vivida por alguém e as crenças limitantes adquiridas por essa pessoa, mas pode ser capaz de inspirar e engajar para o sentimento de mudança e crescimento. 

Saiba ouvir antes de falar 

Durante as conversas diárias, reuniões e sprints, seja o tipo de líder que ouve com toda atenção antes de querer processar logo uma resposta. A escuta ativa é capaz de evitar várias situações de conflitos.  Veja aqui o webinar que realizamos com o Thomas Brieu sobre escutatória

Contextualize as pessoas da equipe a respeito das skills esperadas

Converse abertamente sobre o desenvolvimento de soft skills e hard skills com a equipe. Se você é uma liderança da área de gestão de pessoas e cultura, é importante que esse contexto seja trazido à tona. Principalmente se a empresa está passando por uma transformação cultural

Promova dinâmicas de grupo

O trabalho híbrido e remoto pode causar a sensação de distanciamento entre os membros da equipe. De vez em quando, promova dinâmicas de grupo que permitam integração. Ao mesmo tempo, aproveite esses momentos para conhecer algumas das habilidades das pessoas.

Valorize os acertos e também os erros

Uma liderança inovadora sabe que o erro faz parte de uma empresa que preza pela inovação. Saiba valorizar os acertos e até os erros da equipe. Reconheça cada um deles da maneira devida. 

Faça uso da cultura de feedfoward

Uma forma de reconhecer erros e acertos da equipe é adotando uma cultura de feedfoward. O feedfoward é uma variação atualizada da cultura de feedbacks e é uma prática útil para lideranças avaliarem as competências da equipe com uma visão de futuro. 

Gostou do conteúdo? Deixe seus comentários e conheça os diferentes tipos de workshops que realizamos in company para ativar essas competências. 

Palestras
Algoritmo da vida
A vida nem sempre segue um padrão lógico e previsível, mas pode ser compreendido e identificado.
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Cultura organizacional para inovação​
Não basta criar soluções disruptivas sem fomentar um ambiente de trabalho com uma cultura forte.
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Fluxo da vida e o tempo
A importância de compreender e aceitar o ritmo natural da vida e a relação do tempo com esse fluxo.
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Futuro do trabalho e inteligência artificial​
As empresas precisam se preparar para as novas formas de trabalho e ampliar a colaboração entre as pessoas.
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Inovação é feita de gente​
Aborda as habilidades fundamentais e as condições necessárias para promover a inovação com pessoas e não apenas com tecnologia.
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Liderança ambidestra e exponencial​
Líderes ambidestros inovam de forma permanente, sem abrir mão da eficácia operacional.
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