“Inovação é causar impacto positivo na vida das pessoas”  Scott Berkun

A inovação é essencial porque a mudança é inevitável. O avanço da tecnologia e a globalização são apenas duas das muitas forças que moldam o cenário dinâmico da empresa moderna. Nem mesmo as organizações mais fortes conseguem sobreviver sem adaptação.

Mas como sua organização pode se adaptar ? De que modo é possível inovar ? Por onde começar ?

Vamos primeiro conceituar inovação em diferentes tipos:

  • em Produto – a organização procura criar constantes evoluções, utilizando-se de novas tecnologias que tornaram-se disponíveis com o tempo, utilizando novos materiais, novos processos de fabricação;
  • em Processos/Serviços – neste tipo as organizações buscam criar novas formas de trabalho, novas formas de atender seus clientes, procurando eliminar as restrições que impedem que a experiência dos usuários seja agradável, que atenda de forma plena suas necessidades;
  • no Modelo de Negócio – neste tipo de inovação busca-se encontrar novos formatos de como a organização pode (re)criar formas inovadoras de captação de valor, ao longo do tempo. Por captação de valor podemos entender a combinação de diferentes atividades e aspectos, internos e externos, como o conjunto de pessoas com necessidades semelhantes (também denominado Segmento de Cliente) enxerga sua proposição de valor na solução (seja ela produto ou serviço) sendo oferecida, e estejam disponíveis e satisfeitos em pagaram por ela. Aliado com novas formas de como essa proposição chega até elas (também denominado como Canais). Muitas vezes um produto existente pode alcançar um novo segmento através de um novo canal, tornando o modelo ainda mais rentável. Mais detalhes sobre o que é modelo de negócio pode ser encontrado aqui.

Em qual você acha que pode trazer maior crescimento para o seu negócio ?

Em uma breve reflexão vamos entender como as organizações se encontram nos dias atuais e como isso impacta as decisões quando falamos em inovação.

Muitas organizações ainda têm seu foco na execução de modelos e processos existentes, onde o mercado, produtos e processos são conhecidos, focando na eficiência, extraindo o máximo dos recursos disponíveis.

As organizações podem criar a diferenciação através do que chamamos de  inovações disruptivas,  compreendendo a busca constante por novas oportunidades, permitindo e incentivando a formulação de idéias e construções de novos negócios. Somente novos produtos com novas tecnologias já não são mais suficientes para garantir o sucesso esperado.

Então está no modelo de negócio sua grande oportunidade de inovação, inovação para o crescimento.

Para se ajustar a este novos tempos é necessário, também, ter em mãos novos processos, novos olhares, novas formas de pensar, novas ferramentas, para auxiliar na  na maximização deste novos resultados (ou minimização dos riscos), já que tudo que é novo apresenta uma grande quantidade de incertezas, mas lembre-se, é lá que a inovação para o crescimento acontece !

Por isso o processo de  inovação disruptiva é cíclico e contínuo: Novos modelos, novas hipóteses, testes rápidos com os mercados, aprendendo com os feedbacks, continuamente inovando.

Portanto, podemos, através do constante processo de pensamento e visão em modelo de negócio, utilizando a linguagem do Canvas (9 blocos que descrevem como sua empresa capta e gera valor),  com atitude de design, ajudando a explorar novas oportunidades, identificar a real necessidade das pessoas problema dos clientes, quais tarefas estão tentando realizar em que a solução atual não os atende, através da muita colaboração, empatia e prototipagem, validando com as pessoas os clientes, continuamente, cada bloco do seu modelo de negócio é fundamental, para que se gere negócio inovador, escalável e sustentável. Por sustentável definimos como economicamente viável, ecologicamente correto, socialmente justo e culturalmente aceito. Isto é que tem permitido às organizações, indepentende de seu tamanho, em todo mundo, inovar.

Venha praticar conosco inovação em nossos cursos e workshops.