Workshop
Cultura Organizacional e Mindset Inovador

 

Cada vez mais os termos transformação digital e cultura de inovação se tornam um denominador comum em empresas de sucesso. Na prática, os dois estão absolutamente conectados, sendo um a base para o outro. O futuro tem se mostrado promissor para quem vem adotando modelos que prezam por ambos. Mas o que eles significam dentro da realidade dos negócios? Primeiro, é preciso entender como a transformação digital está provocando inúmeras mudanças em formatos já consolidados no mercado. 

A transformação digital é uma realidade nas organizações. Em pesquisa da Forbes Insights/Treasure Data, mais de um terço dos executivos entrevistados afirmaram que estão sendo impactados estrategicamente e de forma direta pelo surgimento de uma concorrência de players digitais e experientes.

Além disso, 51% descreveram um alto nível de risco em participação de mercado e receita para seu negócio para os próximos cincos anos, um cenário motivado pela ruptura orientada pela tecnologia, em grande parte startups ou demais inovações.

Por sua vez, a ideia da maioria dos executivos é, justamente, estar do lado da transformação digital e não atrás das outras empresas. Para isso, existem maneiras de se preparar, como ao investir em uma cultura de inovação, sendo uma delas o prover informações que sejam pertinentes aos colaboradores. Tais informações são essenciais para que a transformação digital saia do imaginário e faça parte do cotidiano da organização. Utilizar os dados para propor um novo olhar de mercado é uma das práticas comuns em uma cultura da inovação

Este programa está dividido em macro etapas, a saber:

  1. Alinhamento de expectativas e planejamento do projeto com os C-Levels da Organização
  2. Mapeamento da Cultura Digital da Organização para levantamento do gap cultural e mindset digital diante do futuro desejado de cultura digital, para desenvolvimento das estratégias do projeto.
  3. Execução de um Assessment on-Line para mapeamento da maturidade de perfil digital dos colaboradores e da organização e da cultura digital da empresa.
  4. Discussão dos resultados e definição das estratégias a serem adotadas.
  5. Elaboração de um Planejamento das Ações decorrentes dos resultados apresentados no Assessment com foco no desenvolvimento da equipe interna e indicadores de sucesso do processo de transformação digital.
  6. Implantação do Programa de Capacitação de Transformação Digital.

Objetivo

Construir um diagnóstico do nível de maturidade digital da empresa e a partir deste elaborar um plano de implantação, crescimento e alavancagem.

Duração

Entre a aprovação até a implantação efetivamente, estima-se 6 meses de reuniões para discussão e realização dos itens de 1 a 5 (acima) e a implantação dependerá do que ficar estabelecido no item 5 – Planejamento. 

Facilitadoras

Maria Augusta Orofino
Blenda de Campos