Transformações digitais e metodologias ágeis

Inovação

Compartilhe nas redes

Transformações digitais e metodologias ágeis

A transformação digital não é mais um futuro possível para as empresas. Mas, sim, um futuro para o qual deverão estar preparadas. As mudanças estão acontecendo agora mesmo. Basta pensar na vida pessoal de cada um e a relação cada vez mais estreita com novas tecnologias que surgem incansavelmente. O efeito é igual no âmbito profissional. É um cenário que está modificando a forma de pensar das pessoas, do mercado e a maneira como os negócios são feitos.

Inovação é uma constante na vida dos líderes em uma era de transformação digital. Há, inclusive, uma forte pressão no que diz respeito à “necessidade de inovar”. Para obter resultados diferenciados em um mundo tecnológico e conectado, as ferramentas tradicionais não são mais suficientes. As mudanças de paradigmas, a criação de processos e a reavaliação de valores são a base para que aconteça uma inovação verdadeira e não apenas uma resposta automática para uma cobrança do mercado.

Para alcançar tal objetivo, estar completamente preparado e, mais do que isso, entusiasmado com as possibilidades da transformação digital, algo é certo: é fundamental trabalhar com diferentes panoramas. É aqui que entram as metodologias ágeis. São causa e consequência das transformações digitais. Por meio delas, consegue-se visualizar caminhos que estão de acordo com a complexa tarefa de inovar.

As metodologias ágeis têm em sua criação o DNA do avanço tecnológico. Elas surgiram para acompanhar o rápido avanço da área, acelerando e aperfeiçoando os processos de criação. Em um contexto no qual o protagonismo está com as transformações digitais, é natural pensar nas metodologias ágeis como substitutas dos métodos tradicionais, que se tornaram lentos demais para empresas que precisam de respostas rápidas. Tentar, falhar, aprender e tentar novamente em uma velocidade impressionante.

Entender a relação entre as transformações digitais e as metodologias ágeis é o que fará diferença entre aqueles que sobreviverão para inovar e aqueles que não irão conseguir ir adiante. Mais ainda, é a base que construirá decisões acertadas, fará com que os colaboradores sejam mais engajados e que o negócio tenha um propósito que faça sentido em meio a um novo mindset. De qual lado você estará no final do dia?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Palestras
Algoritmo da vida
A vida nem sempre segue um padrão lógico e previsível, mas pode ser compreendido e identificado.
CONTRATAR
Cultura organizacional para inovação​
Não basta criar soluções disruptivas sem fomentar um ambiente de trabalho com uma cultura forte.
CONTRATAR
Fluxo da vida e o tempo
A importância de compreender e aceitar o ritmo natural da vida e a relação do tempo com esse fluxo.
CONTRATAR
Confiança e engajamento
Nesta palestra sobre confiança e engajamento comento sobre a importância da transparência e comunicação aberta para construir relações sólidas.
CONTRATAR
Inovação é feita de gente​
Aborda as habilidades fundamentais e as condições necessárias para promover a inovação com pessoas e não apenas com tecnologia.
CONTRATAR
Liderança ambidestra
Nesta palestra, abordo como a liderança ambidestra pode se destacar, contribuindo para o desenvolvimento da empresa e muito mais!
CONTRATAR

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo

Conheça meus livros

Artigos relacionados

Fique por dentro!

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo.

Ao preencher o campo acima você concorda com nossa Política de Privacidade.