Estratégias organizacionais e modelos de negócio: qual a relação?

Inovação

Compartilhe nas redes

novos modelos de negocio

Captura de tela 2015-07-03 09.24.27Uma estratégia organizacional provém da vivência militar, cuja ideia define o planejamento, execução, monitoramento e avaliação de recursos disponíveis para o alcance de um fim pré-determinado. No âmbito empresarial, significa estabelecer objetivos, metas e destinar recursos (humanos, financeiros, tecnológicos, etc.) para a realização destes fins, para que se possa concretizar a missão da organização e gerar os lucros esperados.

Modelos de negócios e estratégia organizacional

Quando uma empresa define sua estratégia organizacional, ela está destinando a sua atividade comercial um valor único que, independente da concorrência, fará com o empreendimento se destaque no mercado pela forma com que aloca recursos e designa responsabilidades para a criação de sua vantagem competitiva. Pois bem, é neste momento que haverá a definição do modelo de negócios, quando se estabelece a forma de como criar, capturar e entregar valor para o seu segmento de cliente. Mas, como criar todo este ambiente organizacional coerente e sinérgico para que os resultados sejam positivos?

Como adequar o modelo de negócios à estratégia organizacional

O primeiro passo para que se possa definir uma estratégia organizacional e assim criar um modelo de negócios que seja coerente com o cenário em que a empresa se encontra, é realizar toda a análise do ambiente interno e externo da empresa. E para isso, uma  das técnicas bem utilizada é a Análise SWOT, onde as ameaças e oportunidades, assim como os pontos fortes e fracos, serão detectados a fim de que se obtenha um cenário próximo à realidade e que as decisões a serem tomadas sejam feitas com base em informações coerentes.

A partir da análise dos dados obtidos será possível detectar os concorrentes, atentar-se para possíveis dificuldades ou oportunidades econômicas, sociais e culturais, dentre outras tantas questões que permitirão a um empreendimento apresentar-se no mercado de maneira inovadora e única. É através da sinergia entre estratégia organizacional e modelo de negócios que será possível criar  experiências e destacar-se no mercado tão competitivo.

Safari de Estratégia e Oceano Azul

Captura de tela 2015-07-03 09.26.37Dentre algumas  estratégias organizacionais praticadas, algumas das mais conhecidas do cenário corporativo são “Safari de Estratégias” e a “Estratégia do Oceano Azul”. A primeira, criada por Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, estudiosos das ciências administrativas, afirma que uma estratégia está diretamente ligada, e em constante interação, com os ambientes internos e externos de uma organização.

Dentre suas definições estão a de que as ideias relativas ao Planejamento Estratégico podem ser divididas em dez escolas divididas em três grupos, cujas estratégias estão ligadas a seus modelos de negócios.  Já a segunda, desenvolvida pelo coreano Chan Kim e pela professora francesa Renée Mauborne, tem como visão o crescimento organizacional sustentável e lucrativo. De acordo com esta teoria, as estratégias deverão ser bem planejadas, inovadoras, executadas com maestria e, o mais importante, deve ser capaz de alcançar aquilo que os concorrentes não enxergam para aumentar a percepção de valor dos clientes. A partir do conhecimento do seu  concorrente, a organização deverá revisar suas estratégias e altera-las para que navegue em um oceano azul, isto é, com uma concorrência irrelevante.

Bem, agora que você já sabe um pouco mais sobre estratégias organizacionais e sobre a importância de alinha-las ao seu modelo de negócios, faça já uma análise crítica de seu ambiente corporativo e verifique se a conduta de sua empresa está em sinergia com ele. E se precisar de ajuda, conte conosco!

Nota: As imagens deste post são do livro “Ferramentas Visuais para Estrategistas”, disponível em Creative Commons neste link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Palestras
Além da IA: o valor que ela não codifica
Em tempos de IA, empatia, ética e intuição seguem como códigos que só o humano decifrar.
CONTRATAR
Liderança ágil e adaptativa
Conceito que surge em resposta à complexidade das mudanças no ambiente de negócios atual.
CONTRATAR
Pessoas, protagonismo e inovação
Pessoas no centro: como o protagonismo impulsiona a inovação em tempos de mudança contínua.
CONTRATAR
Gestão do Tempo e produtividade
Mais foco, menos urgência: como a gestão do tempo pode aumentar sua produtividade e bem-estar diário.
CONTRATAR
Cultura organizacional, pessoas e processos
Cultura forte une pessoas e processos para transformar estratégias em resultados consistentes e duradouros.
CONTRATAR
Accountability no ambiente profissional
Assumir responsabilidades fortalece equipes, entrega resultados e inspira confiança.
CONTRATAR
Confiança e engajamento
Em um mundo em mudança, confiança com transparência e coerência fortalece os times.
CONTRATAR
Inovação é feita de gente
Ideias nascem quando pessoas se conectam, colaboram e colocam propósito em ação.
CONTRATAR
Virando a própria mesa a qualquer momento
Um convite à coragem de romper padrões, redesenhar escolhas e assumir o protagonismo da própria história.
CONTRATAR

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo

PARCERIAS

Conheça a EMY – plataforma que une dados, pessoas e inovação com propósito

Conheça meus livros

Artigos relacionados

Liderança

Tecendo o futuro com conexões relevantes e presentes

Como líderes e conselhos estratégicos podem construir relevância, adaptabilidade e futuro em tempos de incerteza global
Liderança

Além do planejamento tradicional: O futuro é emergente

Design emergente no planejamento estratégico: uma nova abordagem para liderar em tempos de incerteza e complexidade.
Inovação

Conexões que transformam: o poder das parcerias estratégicas

Conheça as alianças que fortalecem meu trabalho e mostram, na prática, como conexões certas geram impacto real nos negócios.

Fique por dentro!

Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo.

Ao preencher o campo acima você concorda com nossa Política de Privacidade.

Quer levar ao seu público conversas com profundidade, provocação e visão de futuro?

Sou Maria Augusta Orofino, especialista em liderança e cultura organizacional. Nos podcasts, compartilho tendências, reflexões e insights com linguagem acessível e estratégica. Vamos juntos enriquecer seu conteúdo e engajar sua audiência?
Me chama para o seu podcast!