Workshop
Planejamento Estratégico Colaborativo

 

Segundo Norton e Kaplan, autores do BSC, 60% a 80% das empresas ficam muito longe de alcançar os objetivos definidos em seus planos estratégicos e cerca de 59% da alta administração dizem saber implementar um planejamento estratégico, porém somente 7% dos gerentes e supervisores de nível médio, e dos colaboradores da linha de frente não sabem como realizá-lo. A partir da visão de uma gestão ágil, utilizamos os princípios do OKR – Objetivos e Resultados Chave) ou em inglês para Objectives and Key Results) uma ferramenta de gestão de pessoas criada na INTEL na década de 1970, foi adotada pelo Google em 1999 e hoje também é utilizada por empresas como GE, Netflix e Samsung, e pela maioria de startups que ganham investimentos e estão atingindo o estágio de Scale Ups.  No Brasil, empresas como Magazine Luiza, Itau, Nubank vem adotando essa prática. 

Um dos principais benefícios em se utilizar OKRs no planejamento organizacional é a mudança cultural de entrega para resultados e realizações. Proporciona o foco da ação, transparência e alinhamento em todos os níveis organizacionais e esses fatores combinados, levam a um maior envolvimento dos colaboradores. 

Objetivos

a) Apresentação dos conceitos de planejamento estratégico colaborativo e da metodologia OKR passo a passo.

b) Construção de OKRs do estudo de caso pelos participantes do evento, além da criação de plano de ação e definição de responsáveis.

c) Exercícios práticos “on the job training”e “walking de talk”.

d) Adoção do método por meio da criação de OKRs reais em suas áreas, junto com as equipes, e com mentoria dos especialistas.

Duração

Atividades presenciais – 8h em um único dia.

Atividades de mentorias na empresa – 5 horas presenciais com intervalos de uma semana entre os encontros.

Facilitadores 

Maria Augusta Orofino
Roberto Mosquera