Workshop 
Lean Startup

 

Lean Startup ou Startup Enxuta, significa identificar e eliminar desperdícios nos processos e geralmente está relacionada ao ambiente de empresas de base tecnológica ou startups.  Ela reduz as etapas de lançamento de produtos, criando a figura do MVP ou Produto Mínimo Viável que seja capaz de agregar valor e permitir ciclos iterativos de avaliação e aprendizagem junto ao segmento de clientes beneficiados pela entrega da proposta de valor. O principal objetivo é testar os serviços, antecipar recebíveis ou receita e reduzir eventuais erros que possam comprometer o resultado final do projeto. 

Eric Ries, autor do método, ressignificou o conceito, passando a ser aplicado em qualquer tipo de empresa, inclusive as de grande porte, oferecendo melhoria de resultado a qualquer empreendimento pelo fato de incorporar o teste de produtos em forma de protótipos.  

Neste workshop utilizamos ferramentas extraídas do design thinking, business design e desenvolvimento do cliente para viver na prática como o processo da Lean Startup pode contribuir com a inovação em empresas estabelecidas.

Tem por objetivos evidenciar as formas de como startups podem ajudar grandes organizações, com destaque para: 

  • Equipe enxutas: não há um número pré-determinado por projeto, mas não se chega até dez pessoas. Se necessário, a empresa deve dividir o projeto em fases.
  • Carreira em T: profissionais têm sido mais valorizados por uma combinação interessante de conhecimento em vários assuntos, mas com profundidade e expertise em um deles.
  • O erro faz parte da inovação: é preciso experimentar. Para isso, o medo de errar não deve fazer parte da equipe. Pelo contrário, significa insumo para tentar novamente.
  • Propósito: um projeto, serviço ou produto deve estar baseado na resolução de problemas reais.

Duração

8h

Facilitadora

Maria Augusta Orofino