Workshop

Design de Serviço Aplicado

Design de Serviço busca criar de experiências de serviço relevantes para as pessoas e sustentáveis para os negócios.

A compreensão das necessidades do cliente e uma visão holística de todos os atores relacionados ao serviço, suas interações, infraestrutura e informações tornam o Design de Serviço uma abordagem poderosa na transformação de negócios em qualquer indústria.

Objetivos

a) capacitar os participantes a compreender qual a diferença em serviço x produto, como isso muda as estratégias organizacionais e porque pensar em serviços proporciona a inovação.

b) Levar o entendimento em como criar serviços com foco no atendimento das necessidades das pessoas e como isso pode prover experiências relevantes aos mesmos.

c) Entender a cultura organizacional na a perspectiva do consumidor, identificando qual o real problema de design que precisa ser resolvido.

d) definir propostas de valor para a organização permitindo que que seu posicionamento seja tão único, diferenciado e inovador que crie novos espaços de mercado nunca ocupados.

d) Auxiliar os participantes a pensar em serviços de uma forma estratégica, por meio de ferramentas práticas e de fácil utilização.

Público Alvo

Gestores em geral, líderes de negócio, produto, processo, projeto e pessoas, que desejam aprender a levar o pensamento ágil para a alta gestão das empresas, bem como acelerar a conquista de resultados de suas iniciativas de negócio.

Por que participar

A ampliação da compreensão da importância do setor de serviços associada ao novo perfil de consumidores que a cada dia tem mais acesso à informação, exigem um novo relacionamento oferta x clientes, onde o entendimento de suas necessidades seja o ponto focal da resolução de problemas de forma inovadora.

Por meio de diferentes olhares proposto pelo design de serviço, é possível identificar de que forma novos serviços podem ser projetados e como a interação com clientes favorece as organizações e a forma em que entregam os mesmos.

Resultados esperados

Ao final do curso é esperado que cada participante tenha visão geral do que ser trata design de serviço e como poderá aplicar isso no seu dia a dia dentro da sua organização.

Programa contendo detalhes aula por aula

Módulo 1: Conceitos básicos – Design, Design Thinking e Design de Serviço

Módulo 2: Cultura Organizacional, Gestão da Experiência, Experiência e Jornada

Módulo 3: O que é design de serviço, seus princípios e método;

Módulo 4: Ferramentas e experiência práticas para permitir que os participantes vivam na prática como aplicar Design de Serviço de imediato, no seu dia a dia e em seus negócios.

Metodologia

Este curso está baseado no processo de aprendizagem para adultos, dentro dos critérios da andragogia e tem inspiração no Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV).

O conteúdo será repassado aos participantes dentro das etapas seguintes:

1. Reconhecimento do conteúdo e compreensão da sua aplicabilidade

2. Experimentação

3. Aplicação prática no seu ambiente de trabalho

O curso terá uma abordagem teórica prática e está apoiado no conceito de “aprender fazendo”, com o objetivo final de habilitar aos participantes a replicar a experiência em suas situações específicas. Embora eminentemente “prático”, todos os conteúdos estão fundamentados pelas teorias correlatas e apresenta sólida fundamentação acadêmica. Isto representa a segurança necessária para colocar em prática as técnicas experienciadas.

Literatura relacionada ao tema será indicada antes das atividades bem como será formado grupos no whatsapp para motivar e trocar experiências entre os participantes

Carga Horária

16h/aula

Facilitadores

Maria Augusta Orofino
George Maeda