A principal necessidade das organizações

Hoje tive a oportunidade de conhecer uma pesquisa realizada pela Insitum, uma consultoria internacional que atua com inovação. Esta pesquisa aborda a evolução da inovação na America Latina em 2014. Interessante quando o documento cita que a principal necessidade das organizações pesquisadas “é capacitar-se internamente para a inovação, desenvolvendo processos e ferramentas de trabalho, criando a cultura de inovação focada em resultados de longo prazo para que esteja aberta a novas ideias e tenha espaço para testar se elas são promissoras ou não”. Até aqui nenhuma novidade. Mas fiquei surpresa ao verificar que a inovação em modelos de negócios atinge um patamar muito semelhante às inovações em produtos e processos. Isso realmente é novidade. Apenas alguns anos atrás, a inovação teria sido descrita como “desenvolvimento de novos e diferenciados produtos”. Mas sabemos que a inovação vai além de processos e produtos, abrangendo também o marketing, a forma de relacionar-se com pessoas, fontes de receitas e também o modelo de negócio.

2Mas modelos de negócios ainda não são conhecidos da grande maioria das organizações. No meu dia a dia observo que muitos empresários ainda não se apropriaram deste conceito que em muito pode ajuda-los a dar um salto qualitativo, ampliando suas margens de lucros, obtendo inovação e ampliando mercados. Então por que adotar modelos de negócios é estratégico para uma empresa? Modelos de negócios são projetados e executados em ambientes específicos e compreende-los auxiliará a empresa a conceber negócios mais atrativos e sólidos. Na medida em que se conhece o mercado em que se está atuando, ter o conhecimento do seu modelo de negócio torna-se um ponto importante para se autoavaliar, saber o seu processo de monetarização, ter em mente o segmento de clientes que se está atendendo. Muitas empresas não tem esse diagnóstico claro e com isso perdem oportunidade de mudanças de rumo ou da adoção de estratégias competitivas.

Sugiro adotar a análise do modelo de negócio proposto através de um framework (canvas) em apenas uma página onde os principais pontos de intersecção de uma empresa se conectam, dando possibilidade de uma análise simples. A inovação pelo Modelo de Negócio busca encontrar novos formatos de como a organização pode (re)criar formas inovadoras de captação de valor, ao longo do tempo. Por captação de valor podemos entender a combinação de diferentes atividades e aspectos, internos e externos, como o conjunto de pessoas com necessidades semelhantes (também denominado Segmento de Cliente) enxerga sua proposição de valor na solução (seja ela produto ou serviço) sendo oferecida, e estejam disponíveis e satisfeitos em pagaram pela mesma. Aliado com novas formas de como essa proposição é entregue (também denominado como Canais). Muitas vezes um produto existente pode alcançar um novo segmento através de um novo canal, tornando o modelo ainda mais rentável.

Entenda-melhor-o-que-sao-Modelos-de-Negocios-InovadoresQuais as vantagens e benefícios que isso agrega? Como vantagens, podemos, através do constante processo de pensamento e visão em modelo de negócio, utilizando a linguagem do Canvas (9 blocos que descrevem como sua empresa gera, capta eentrega valor), com uma atitude de design, ajudar a explorar novas oportunidades, identificar a real necessidade das pessoas, quais tarefas estão tentando realizar que a solução atual não os atende, através da muita colaboração, empatia e prototipagem,validando com as pessoas , continuamente. Cada bloco do seu modelo de negócio é fundamental, para que se gere negócio inovador, escalável e sustentável. Por sustentável definimos como economicamente viável, ecologicamente correto, socialmente justo e culturalmente aceito. Isto tem auxiliado muitas organizações, independente de seu tamanho, em todo mundo, inovar.

Esse método traz como benefício a vantagem de identificar erros de forma ágil visando a promover a correção de rumo e com isso buscar o sucesso por meio de novos modelos, novas hipóteses, testes rápidos com os mercados, aprendendo com os feedbacks e continuamente inovando.

2014-05-29-11.20.02Sobre este assunto, nos dias 4 a 6/9/2014, teremos a nona turma do Curso de Inovação em Modelos de Negócios, na ESPM em São Paulo. Neste curso abordaremos o ambiente da inovação; o canvas do modelo de negócio proposto por Alex Osterwalder; o design thinking na formação de times de alta performance e o desenvolvimento do cliente de Steve Blank na prototipação e teste do produto junto ao mercado.

Nos últimos três anos tivemos a oportunidade de treinar mais de 5.000 pessoas em todo o Brasil contribuindo para que muitas delas descobrissem novas perspectivas para suas vidas ou para os seus negócios. Se quiser saber mais sobre a nossa trajetória e o que dizem a nosso respeito, clique aqui. Para conhecer o programa e fazer a sua inscrição, o acesso é este. Participe conosco desta jornada de conhecimento e descobertas. Será uma alegria fazer parte da sua história.

 

 

 

 

 

SERVIÇO:

Quando: Dias 4 e 5/9/14 – quinta e sexta feira das 18h30min às 22h30min e dia 6/9/14 – sábado das 9h às 17h.

Onde: ESPM – SP – Rua Dr. Alvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo – SP

Inscrições e informações: Acesse aqui

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