modelo de negócio

Modelo de negócio e estratégia: você sabe qual a diferença?

Você costuma usar modelo de negócio e estratégia de negócio como sinônimos? Os dois conceitos estão altamente conectados, mas não possuem o mesmo significado. Ficou confuso? Isso é o que vou tentar explicar neste post. Em um dos conteúdos sobre empresas exponenciais citei algumas características comuns a esses negócios, como equipes por demanda, cultura de inovação e holocracia. Tais características dão forma ao modelo de negócio, que define como cada empresa (inclusive as mais tradicionais) vai oferecer valor aos seus clientes, obter lucro e se manter firme e forte no mercado. Mas o que está por trás da estratégia dessas companhias? Primeira dica: busque como elas se diferenciam de sua concorrência.

Tudo hoje é chamado de Modelo de negócio, apesar de ser tão antigo quanto o mundo corporativo. Ficou popular com o surgimento das primeiras empresas virtuais (no post Business Model You conto essa história) e traz uma visão integrada e criteriosa de propósito, processos, custos, clientes, relacionamento e fontes de receita. Um modelo de negócio eficaz é amparado em boas estratégias organizacionais que, por sua vez, avaliam questões internas – que também fazem parte do negócio – e externas, especialmente o que se refere à concorrência e às tendências do mercado. O que está sendo feito por meus concorrentes, o que o meu cliente está esperando, como posso me destacar? As respostas podem dar origem a grandes estratégias organizacionais.

Estratégia e modelo de negócio em sintonia

Com a estratégia definida, olhamos para o modelo de negócio: os dois conceitos estão em harmonia? Muitas vezes, a estratégia requer custos inviáveis para a realidade da empresa. Precisamos contar, portanto, com a flexibilidade para fazer ajustes e correções. Aqui temos uma semelhança: modelo de negócio e estratégia precisam ser maleáveis e mutáveis para acompanhar as mudanças do mercado, hábitos de consumo e expectativas da própria companhia. O processo é contínuo e permanente.

Por isso, é essencial pensar, simultaneamente, em objetivos e nos caminhos para atingi-los. É comum, nesta fase, utilizarmos ferramentas de análises ambientais e de planejamento, como benchmark, desk research, matriz GUT (análise da Gravidade/Urgência e Tendência, Design Thinking, Análise de Dados e o Canvas. Há uma variedade de técnicas e abordagens, revistas e recriadas com frequência por especialistas, para auxiliar as etapas de criação, validação e execução de estratégias e modelos de negócios. Saber usá-las já é um diferencial competitivo.

A estratégia pode dar errado?

Sem dúvida! Assim como o caminho para a inovação, a criação de estratégias é repleta de altos e baixos. Afinal, estamos falando de hipóteses que podem alavancar vendas, mudar posicionamentos, oferecer algo pioneiro ao mercado. Se até mesmo o estrategista militar precisa lidar com o fracasso de uma operação, um gestor preparado deve encarar os riscos de sua tática. Como falei anteriormente, a barreira pode ser o orçamento, mas também a cultura corporativa, o despreparo dos gestores ou a falta de dados sobre mercados e consumidores.

Outro ponto essencial é compreender que a estratégia deve ser testada, assim como qualquer outra hipótese que pode impactar seu negócio. Lembra dos conteúdos sobre Design Thinking, que abordavam ideias, empatia, aplicações e resultados? Pois bem, execução e avaliação também estão presentes aqui.

Tudo está conectado e faz parte de uma realidade empresarial que prioriza cada vez a capacidade de inovação e o poder de transformação. Você está pronto para essa conexão?

1 responder
  1. Carlos A. Monteiro
    Carlos A. Monteiro says:

    Maria Augusta
    Creio que não estaremos prontos. Parece-me importante, a nossa prontidão para a inovação e a mudança e nos conectar com esse novo mundo e o poder de transformação.

    Responder

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