Social Good Brasil, Festival de Ideias e Pequenas Apostas

Semana passada aconteceu o evento Social Good Brasil, nos dias 6, 7 e 8 de Novembro, coordenado por nossa amiga e parceira Fernanda Born Sá, proprietária da Clear Educação & Inovação, nossa parceira na realização dos workshops de Modelos de Negócios Inovadores. Aproveitamos para informar que restam poucas vagas para a próxima turma, que acontece dias 23 e 24 de Novembro de 2012, em Florianópolis. Informações e inscrições aqui.

O Social Good Brasil foi mais que um evento, é um movimento, que permeia o tema de como podemos usar as tecnologias para a transformação social. Nos três dias, cerca de 1.200 pessoas passaram pelo evento, que teve 33 painelistas e palestrantes nacionais e internacionais. Além do público presencial, foram 9.426 acessos pelas transmissões ao vivo pela internet, sendo 7.958 acessos na transmissão em português e 1.468 em inglês.

Se você ainda não conhece o projeto, convidamos a acessar o site http://socialgoodbrasil.org.br/ e a curtir a fanpage http://www.facebook.com/SocialGoodBrasil e você pode visualizar um resumo na apresentação abaixo.

 

Nossa participação, BMGenBrasil, no evento, aconteceu em dois ótimos momentos:

A Guta Orofino foi painelista no tema Ambientes de inovação social, discutindo os requerimentos e necessidades para a criação de um ambiente propício para a inovação, além de receber muitos elogios como reconhecimento do excelente trabalho que tem realizado para Florianópolis e para o estado de Santa Catarina.

 

 

 

 

 

O segundo momento aconteceu durante o Festival de Ideias. O Festival de Ideias é um projeto coordenado pelo Centro Ruth Cardoso e tem como objetivo criar uma plataforma onde empreendedores dão ideias, cocriam soluções com parceiros, clientes e outros empreendedores. Acontece o Festival de Ideias em um evento presencial de cocriação, a fim de tornar essas ideias em projetos reais. Se você não conhece convidamos a acessar o site http://festivaldeideias.org.br/, a inscrever suas ideias, cocriar sobre as existentes e inovar. Atuamos na curadoria, auxiliando os emprendedores a criarem seus modelos de negócios utilizando o Canvas.

Alguns momentos registrados durante os 3 dias do Festival de Ideias, que contou com a presença surpresa do tenista Gustavo Kuerten na entrega da premiação. Todas as ideias receberam prêmio e ficamos muito felizes em ajudar na construção de novos empreendimentos sociais.

Para encerrar o post de hoje tivemos o prazer de estar durante o evento com Peter Sims, autor do livro Little Bets (Pequenas Apostas), que em seu livro descreve a importância da realização de pequenas apostas, como forma de inovar nos negócios, utilizando o modelo mental promovido pelo design thinking.

 

 

Inspiração para inovar (01Nov12)

Nesta semana apresentamos uma história, de como falhar faz parte do processo de inovação de uma das empresas mais citadas na mídia em termos de cultura de inovação: a Intuit, produtora de software para gerenciamento financeiro. E para reduzir estas falhas trazemos a sugestão do Professor Vijay Govindarajan, da Tuck School dos EUA, rode experimentos de forma disciplinada.

Aproveitamos a oportunidade para ressaltar dois grandes eventos que temos neste mês de Novembro:

 – Estaremos no 5-Seminário Open Innovation em São Paulo, dia 14, falando de Inovação & Design Thinking;

– Nosso próximo Workshop de Modelos de Negócios Inovadores em Florianópolis, em parceria com a Clear Educação & Inovação, dias 23 e 24.

Qual a sua Tarefa ? A importância das tarefas e o modelo de negócio

Você empreendedor, consultor ou que trabalha para uma empresa, que nos acompanha pode inicialmente indagar o porque do tema Qual a sua Tarefa ? O que isto tem a ver com inovação e muito mais com modelo de negócio ?

Calma! A minha tarefa aqui é justamente esclarecer, compartilhando algumas experiências e conhecimentos.

Como devem ter notado nossa paixão é por inovação e mais precisamente em inovação dos modelos de negócio. Mas por que modelos ? Descrevemos aqui que, hoje em dia somente produtos e tecnologias já não são mais suficientes para garantir bons resultados em sua empresa, por que não dizer na sua vida (empresas são criadas e administradas por pessoas, certo!). Não basta somente uma boa idéia, o interessante é sempre buscar, de  forma constante, caminhos sustentáveis (rentáveis inclusive) para entregar sua proposição de valor. Aqui que começa a história da tarefa, vocês já pararam para pensar o que um dispositivo, que carregamos todos os dias nos ajuda a realizar: o famoso celular.

         Temos o costume de usar o celular para:

         » Nos comunicar no trabalho e na vida pessoal

         » Guardar nomes e números de familiares

   (isto fazíamos quando eram celulares tradicionais),      agora com smartphones podemos também:

          »  Agendar compromissos
          »  Pesquisar na internet
          » Registrar momentos  com  uma foto

 

» Compartilhar pensamentos através das redes sociais

» Jogar enquanto estamos dirigindo no carro no metrô

» Ouvir músicas….

» Etc,etc e etc…a lista é infinita

Notaram algo interessante acima ? (dica: está em itálico). Agendar, Pesquisar, Registrar, Compartilhar, Jogar, Ouvir. São tarefas que gostamos de realizar, que são importantes para as pessoas. Mas pera aí, para todas as pessoas ? Não! Conheço muita gente que prefere utilizar aparelhos mais tradicionais, com tarefas mais básicas, portanto as tarefas, são particulares e muitas vezes dependem de cada contexto da vida das pessoas.

Agora vamos raciocinar o seguinte, eu gosto de ter todas as tarefas acima realizadas e não possuo um celular com tal capacidade, estas tarefas que desejo ter realizadas tornou-se  algo que me atrapalha no meu dia-a-dia, tornou-se um problema, mais precisamente posso , para uma tomada de decisão no meu trabalho, ou  na família por causa de uma viagem não prevista.

Neste momento, as vezes conscientemente ou nem tanto, avaliamos o que existe (na solução atual) ou poderia existir. Se o produto ou serviço me ajuda a resolver estas questões, a eliminar estas barreiras, estes pontos que se tornaram problemas no meu dia-a-dia, posso então imaginar trocar por um celular mais poderoso, tipo , que me ajude a realizar estas tarefas que julgo importantes (muitas vezes chamamos de analise de custo x benefício: ”este bem que adquiro me ajuda a realizar esta tarefa?”, mas muitas vezes agimos por impulso, mas isto é outra história). Mas as opções de bens tipo celular são infinitas, todas me ajudam a ter as tarefas realizadas dentro do contexto mencionado. Portanto, podemos avaliar qual proposição de valor  adicional este produto traz, alguns podem me ajudar a realizar as tarefas de forma , pode me ajudar a ouvir as músicas, de forma bastante, além de muitas outras facilidades. Neste momento que passamos a enxergar mais valor nele (vale a penar conceituar que inovação também é considerado como valor percebido, pelas pessoas, pois teve um impacto positivo em em suas vidas). Quantas vezes paramos para pensar nisto ? Executamos muitas destas tarefas de decisão de forma automática (mas acredito que vale uma pausa para reflexão).

Perceberam a utilização dos  acima ?  Foram propositais, pois o cérebro do ser humano, segundo estudos possuem diferentes formas de aprendizagem (também chamada de cognição), sendo elas auditivas, visuais e sinestésicas. Gosto de ler e você que nos acompanha também, mas grande parte das pessoas gravam as informações através de associação visual.

Com já falamos antes aqui, uma ferramenta bem poderosa justamente é a utilização de pensamento visual, forçar que uma idéia que esteja em nossas mentes seja tangibilizada em formas, desenhos, quadros, com se diz no dito popular: “imagens valem mais do que mil palavras”. Aliás, por isso que a ferramenta criada por Alex Osterwalder em seu livro Business Model Generation, chamado Quadro do Modelo de Negócio é super poderosa, pois é visual e conduz os participantes a serem diretos e de uma forma muito colaborativa.A linguagem é clara e única (se você ainda não participou de um curso, workshop ou oficina venha participar da próxima turma que ocorre na ESPM em São Paulo e na Clear Educação em Florianópolis. Mais detalhes, acesse o link aqui).

Como já mencionamos a busca por inovação é um processo contínuo, o Osterwalder criou, de forma também colaborativa e como protótipo, mais um quadro no início de 2012, que denominou de Quadro de Valor do Cliente. O intuito foi trazer, de forma visual também, como as pessoas trabalham esse processo de decisão entre tarefas X produtos/soluções. Sabe de onde surgiu esta idéia dele ? Quando esteve com diversas empresas de tecnologia do Vale do Silício e percebeu a falta de uma ferramenta visual que ajudasse a clarear o “para que”, para não dizer o “porquê”, um produto existe (ou mesmo que esteja só na idéia ainda) e quais são os produtos e serviços que a empresa pode oferecer para ter as tarefas realizadas. Engenheiros de Tecnologia costumam criar soluções, depois partem para a busca de um problema, o ideal é, entender as tarefas, quais são difíceis de ser realizadas, e quais (sim, eu digo quais) produtos e soluções podem ajudar nesta execução. Mas por que “quais” ? Não se esqueça, conforme mencionado pelo pensador e filósofo francês Edgar Morin, as pessoas estão imersas em sistemas sociais complexos, são muitas variáveis para se levar em consideração na vida do ser humano (podemos facilitar nossa compreensão chamando isto de contexto). Lembrando do nosso exemplo: Eu quero me comunicar com minha  família durante o dia. Vamos então preencher o quadro sugerido por Osterwalder com nosso exemplo de uso do celular:

Sugestão para preenchimento e leitura na seguinte sequência:

Tarefas →Perdas→Remédio→Produtos→Criadores de Ganho→Ganhos

Portanto os produtos e serviços podem ser vários, e não somente um único produto, por isso se você for um empreendedor, principalmente de tecnologia (de internet mais ainda!), faça esta lição de casa, discuta com seus parceiros e preencha o seu Quadro de Valor do Cliente. Te poupará muito tempo e terá uma chance menor de fracasso. Você está criando algo que as pessoas desejam.

Agora se o que você construiu um produto que as pessoas desejam, você precisa validar se existe uma quantidade de pessoas suficientes para sustentar seu negócio. E como posso entregar os produtos e serviços para estes clientes ? É aqui justamente que entra o grande benefício do modelo de negócio, ilustrado na ferramenta do Quadro do Modelo de Negócio, ele te auxiliará, no que o próprio Osterwalder diz :

“no processo de busca de um modelo rentável que ajude  as pessoas a terem as tarefas realizadas”

Agora se você for um consultor, reflita em um breve momento, quais tarefas você está ajudando seus clientes a realizar. Tem um valor enorme para esclarecer ou definir a segmentação de mercado que você trabalha. Mas por que segmentação ? Pois lembra-se da questão contexto, as pessoas executam tarefas e a melhor segmentação é o conjunto de pessoas que compartilham desta mesma necessidade de ter a tarefa completada (inclusive que possam comunicar entre si) e não aquelas famosas divisões por idades, região,sexo,etc.

Agora se você trabalha em alguma empresa, seja em uma área de vendas ou suporte, seja com consumidores finais ou clientes empresariais, pense qual(is) tarefa(s) seu produto está ajudando a ter realizada. Mas podem pensar também qual tarefa seu serviço auxilia em outro departamento. Estamos sempre produzindo (produto ou serviço) para outra(s) pessoa(s).

Por isso a função de buscar tarefas é extremamente importante! Muita inovação pode surgir através desta constante observação.

Qual é a sua Tarefa ? Qual o seu modelo ?

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