Nelson Mandela, Invictus

Sincronicidade ou coincidências, não importa. Ocorre que desde dezembro de 2009, alguns fatos têm me levado a Nelson Mandela. Em uma das minhas madrugadas sem sono, resolvi ligar a televisão e estava passando um filme sobre a vida dele. Ou melhor, estava inicia o filme, o que me fez ficar e ver até o final. Não conhecia a vida deste homem em detalhes. Observar o seu grau de obstinação e determinação me levou a querer estudar mais sobre a sua vida e obra.

Em dezembro, procurando um livro para dar de presente para a minha mãe no Natal, me deparei com uma publicação especial sobre a biografia autorizada de Nelson Mandela. Ela tem particular interesse pelos livros de biografias. Evidente que comprei o livro na hora e dei a ela de presente com segundas intenções.

Hoje, dia 11 de janeiro de 2010, ao abrir a internet, a primeira mensagem que surgiu na tela do computador, foi um twitter de um jornalista que sigo, falando exatamente que fazia 20 anos que Nelson Mandela havia deixado a prisão após 27 anos de cativeiro. Fiz um post remetendo a esse assunto e segui minha agenda e a minha vida normalmente.

Por volta das 16h, depois do corre-corre do dia, fui a um dos shoppings de minha cidade para resolver um problema com uma conexão sem fio para a internet. Fui a três operadoras e todas estavam lotadas. Resolvi deixar isso para outro dia e segui o caminho do estacionamento que fatalmente passa pela área dos cinemas. Resolvi assistir INVICTUS. Sabia de relance que se tratava de algum episódio da vida de Nelson Mandela, mas  nada além disso. Acreditem. Eu nunca fui a um cinema, em dia de semana, durante o meu horário de trabalho, apesar de trabalhar como autônoma há 20 anos. Mas hoje me senti à vontade para aceitar o meu próprio convite.

O filme começa assim: 11 de janeiro de 1990, Nelson Mandela é libertado…. A mesma data que havia comentado neste blog pela manhã, a mesma data de hoje. Comecei a ver o filme já emocionada.

O filme de Clint Eastwood, baseado no livro “Conquistando o inimigo”, de John Carlin. Trata de como Mandela (Morgan Freeman) utiliza o time de rugby – Springbooks para  unir um país à beira da desagregação. Não sei se o fato ocorreu como é dito no filme, não entendo de rugby, não considerei o lado romântico de uma família branca criticando um líder negro. Fiz como Clint Eastwood e Morgan Freeman: concentrei-me no lado humano de Mandela – o Madiba como é chamado.  Se o que é colocado é verdadeiro, ver o lado humano de Mandela me deixou impressionada. O chamar as pessoas pelo nome, as aproximações estratégicas, a busca em mesclar o negro com o branco, as frases de estímulo para que as pessoas não desistissem.  Um líder cujo objetivo estava acima do seu querer mas focado em construir uma nação.  A garra e a obstinação em realizar seu sonho é muito bem mostrado.

Compartilho aqui o poema INVICTUS que o acompanhou durante o período em que esteve preso e que é citado no filme “Eu sou o mestre de meu destino; Eu sou o capitão de minha alma”.

“Invictus”
por William Ernest Henley

Out of the night that covers me
Black as the pit from pole to pole
I thank whatever gods may be
For my unconquerable soul.      

In the fell clutch of circumstance
I have not winced nor cried aloud
Under the bludgeonings of chance
My head is bloody, but unbowed. 

Beyond this place of wrath and tears
Looms but the horror of the shade,
And yet the menace of the years
Finds, and shall find, me unafraid.   

It matters not how strait the gate,
How charged with punishments the scroll,
I am the master of my fate
I am the captain of my soul.     

 Invictus (tradução)

Noite à fora que me cobre
Negra como um breu de ponta a ponta,
Eu agradeço, a quem forem os deuses
Por minha alma incansável. 

Nas cruéis garras da circunstância
Eu não fiz cara feia ou sequer gritei.
Sob as pauladas da sorte
Minha cabeça está sangrenta, mas não rebaixada.                    

Além deste lugar de raiva e lágrimas
É iminente o horror da escuridão,
E ainda o avançar dos anos
Encontra, e me encontrará, sem medo. 

Não importa o quão estreito seja o portão,
O quão carregado com castigos esteja o pergaminho,
Eu sou o mestre de meu destino;
Eu sou o capitão de minha alma.

27 ideias sobre “Nelson Mandela, Invictus

  1. Tem outro (ótimo)livro sobre ele; Nelson Mandela uma lição de vida, escrita por um ex-ministro da cultura da França. E que lição Mandela nos dá sobre persistência, esperança e amor ao próximo. Tivessemos outros Mandela’s pelo mundo muitas coisas poderiam ser bem diferentes.

  2. Ainda não tive oportunidade de assistir o filme invictus, mas assisti o filme “Mandela luta pela liberdade” com Joseph Finnes, o filme é excelente, estudei muito sobre a vida de Mandela, o CNA, e o absurdo que foi o apartheid, e realmente acho este homem juntamente com o povo que lutava ao seu lado, extraordinário, creio talvez por ele ser um homem cristão e muito temente a Deus, isso tenha lhe dado tanta força, esperança, e um coração nobre onde havia lugar para todos inclusive os brancos que oprimiam seu povo!!!

  3. nao pude assistir o filme tambem,mas deve ser mtuito bonito ,e emocionante.
    estou estudando sobre a vida de mandela isso me ajudou bastante

  4. adorei o filme o poema relata muito o que ele sonhou e consegui unir as raças e acabar com os preconceito e a desiguadade!

  5. Acabei de ver o filme e imediatamente comecei a procurar por “posts” sobre o poema citado.
    Muito bons, tanto o filme como este blog!

    Parabéns.

  6. Oi, pessoal. Assisti o filme várias vezes porque eu usei com meus alunos de ensino médio. A cada vez que me emociono mais. Desde sempre eu acompanho a vida de Mandela e me convenço sempre mais de que ele é um ser humano fantástico e um político para ser reverenciado.

  7. Nossa pessoal, eu assisti este filme ontem, chorei muito, e fiquei apaixonada pela vida do Mandela, meu Deus como ele sofreu…., ele realmente foi dono do seu destino.

  8. o que podemos dizer duma pessoa que passa 30 anos de sua vida num verdadeiro inferno sair conseguir amar perdoar e unir rasas fazer as pessoas terem amor ao pessoas Nelson Mandela um Presidente que inchergava as pessoas e que daria a propria vida para mudar o mmundo

  9. acabei de assistir o filme.
    realmente muito bom,bom ao ponto de pesquisar na internet sobre a vida de Mandela e me deparar com esse site e recomendar o filme!
    apos o filme e a pesquisa que fiz sobre sua vida
    digo: Nelson Mandela e realmente uma pessoal Extraordinária que Deus o proteja!
    abraco a todos

  10. Gostei muito do filme “Invictus”. Admiro a Historia de Nelson Mandela, ele é sensacional… Ele ganhou uma nova admiradora… Não é valente o que não tem medo, mas sim o que sabe dominá-lo.” “NELSON MANDELA”"

  11. O filme é fabuloso. E o poema, o poema simplesmente diz tudo e mostra o poder de alguém lutar até o fim
    para conseguir algo. Lutando cada dia para vencer o sofrimento. Que herói. Que homem.

  12. O MAIS ME ENCANTA NA HISTORIA DE MANDELA É QUE EM VEZ DELE FICAR LAMENTANDO A SUA PRISAO, ELE A USOU P AUTO CONHECIMENTO, P CULTUAR O PERDAO E PRINCIPALMENTE P CONHECER O OUTRO. QUANTOS DE NÓS TEM SUA PROPRIA “PRISAO” E NÃO A USA P NADA?

  13. VI O FILME QUIS VER O POST COM POEMA MA UMA DAS PRINCIPAIS LIÇÃO QUE ELE PASSOU FOI DO PERDÃO,CORAGEM MESMO NO ESCURO . UM VALENTE DE CORAÇÃO DE ALMA , E RECONHECER COMO NO POEMA N IMPORTA O QUE NOS ACONTEÇA SOMOS O CAPITÃO DO NOSSO DESTINO

  14. very goog, muito bom mesmo, homem incrível, coração incrível e mente extraordinária, e é como disse JESUS combatei o mal com o bem, e como disse o Sr. Martin Luther King “ combatam o ódio com amor.´´ porque o ódio vai perder pro amor…

  15. Vi o filme e recomendo. Uma classica demonstração de humanidade e a utilização do esporte como ferramenta de quebrar as barreiras do preconceito.

  16. o filme de um grande mestre
    insina e nos faz refleti sobre as pessoas
    e verdadeiros sonho

  17. Mandela é um líder servidor, tem respeito pelas pessoas e demonstrou no filme a capacidade e a necessidade de perdoar. Belo exemplo!!!!!

  18. O filme de Mandela reflete a sua influência e liderança sem precisar ser autoritário e ditador.

    Pessoas que passam por grandes sofrimentos e mesmo assim continuam acreditando que é possível vencer e ter sucesso através da fé, persistência e engajamento de outros, são verdadeiros lideres, ele é um exemplo deste.

    Aprendi aprendendo com o aprendizado da vida, que aprender a respeitar é só respeitando !

  19. EU ADORO A HISTÓRIA DO MANDELA,UM HOMEM QUE LUTOU PELO PAIS!!!ASSISTI O FILME INVICTOS E REALMENTE É MUITO BOM!!!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Please type the characters of this captcha image in the input box

Para deixar seu comentário por favor digite os caracteres que são mostrados na imagem acima e depois clique em Publicar Comentário