Intra-empreendedor, o que é isso?

Aproveito uma pesquisa que estou realizando para compartilhar esse assunto através do meu blog. Intraempreendorismo foi proposto por Gifford Pinchot III em seu livro Intrapreneuring em 1998, considerado o ponto zero da discussão sobre a importância e as possiveis formas de aplicação dos conceitos de empreendedorismo dentro das organizações.

Este artigo foi extraido do blog Semana do Empreendedor.

Intra-empreendedor, você sabe o que é isso?

Você é um intra-empreendedor? Conceito cada vez mais difundido nas organizações, o intraempreendedorismo é a versão em português do termo francês “intrapreneur”, que significa empreendedor interno. O intra-empreendedor é aquele profissional que a partir de uma idéia, e recebendo a liberdade, incentivo e recursos da empresa onde trabalha, dedica-se entusiasticamente em transformá-la em um produto de sucesso. Não é necessário deixar a empresa onde trabalha, como faria o empreendedor, para vivenciar as emoções, riscos e gratificações de uma idéia transformada em realidade.

Como saber se você é ou não um intra-empreendedor?

Seguem algumas características que diferenciam os funcionários empreendedores:

• Tem visão sistêmica: não tem olhos apenas para o seu departamento, mas consegue visualizar a companhia como um todo.

• Atribui significado pessoal a tudo o que faz: tanto pelo trabalho como pela empresa onde atua. Isso inclui acreditar no negócio e ter a sensação de que a experiência está valendo a pena.

• Tem capacidade de implementar as idéias: implanta projetos com começo, meio e fim. Não basta ser um poço de idéias, é preciso implementá-las.

• É persistente: faz de tudo para que os projetos e negócios dêem certo. Tem capacidade de encontrar saídas para obstáculos que apareçam.

• É pró-ativo e se antecipa ao futuro: faz as coisas antes mesmo de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias. Consegue antecipar a necessidade e vai além do pré- estabelecido.

2 ideias sobre “Intra-empreendedor, o que é isso?

  1. Realmente, concordo com o Jones, porém não acho ético difundir conceitos sem citar suas fontes, portanto deixo esclarecido que esta definição foi elaborada a partir da dissertação de mestrado de Luís Ricardo Uriarte, intitulada “Identificação do Perfil Intraempreendedor” e apresentada na Universidade Federal de Santa Catarina em 2000, para a obtenção do título de Mestre em Engenharia de Produção.

    E viva a difusão de conhecimento!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Please type the characters of this captcha image in the input box

Para deixar seu comentário por favor digite os caracteres que são mostrados na imagem acima e depois clique em Publicar Comentário