Encontro de Família

Como organizar um encontro de familia? Mesmo um encontro de familia requer planejamento. Para simplificar o trabalho, farei este post em forma de check list.

  • qual o tipo de evento
  • é um evento que se repete todos os anos ou um encontro especial onde as pessoas não se conheçam.
  • requer uma identidade visual para produção de camisetas e banners?
  • lista de nomes com telefones e emails de contato - já existe ou será necessário compor?
  • definição do local de realização
  • Quem fará os convites e as confirmações? Hoje com a internet, pode-se criar grupos de emails e enviar os comunicados semanalmente como forma de divulgação, inclusive manter o grupo pós-evento para permitir as trocas de notícias e reavivar os laços familiares.
  • definição da forma de participação – cada um contribui com alguma cota em dinheiro e com algo material?
  • cardápio – que tipo de alimentação será servida?
  • o cardápio será para almoço ou jantar ?
  • observar quantidades por pessoa e variedade de pratos
  1. 300 g de carne por pessoa adulta
  2. 1 xícara de arroz atende 3 pessoas
  3. considerar diversos tipos de proteínas – terra (carne vermelha); ar (aves); mar (peixes, moluscos etc) – Minha mãe sempre diz – um que anda, um que voa e um que nada.
  4. legumes e verduras – saladas, legumes gratinados; quiches; saladas verdes
  5. massa ou pasta – macarrão com diferentes molhos; lazanha; etc
  6. outros tipos de acompanhamento como molhos, farofa, etc
  7. sobremesas – diferentes tipos
  8. tipos de bebidas inclusive café e chá.
  • definir as atribuições e o tipo de comida e bebida que cada um será responsável
  • definir atrações e entretenimentos – faixa de idade dos participantes [projeção de filmes, TV, som, acesso à internet]. Criar brincadeiras e atrações para integrar os participantes.
  • decoração do local
  • segurança
  • caso o grupo não se conheça – providenciar etiquetas de identificação [crachá] por pessoa e familia. Eu já participei de alguns encontros onde cada família tinha um código, símbolo ou cor. Assim é possivel identificar quem é o pai, o filho ou o neto – dentro do sentido de linha de sucessão. Fica bem interessante.
  • quem será o fotógrafo? mesmo com tantas opções de celulares e máquinas digitais, é importante ter uma pessoa responsável em captar a essência do evento e providenciar o registro oficial.
  • se for um encontro onde há muito tempo os familiares não se reunem, cabe um espaço para memórias em forma de exposição onde cada um poderá trazer fotos e albuns e disponibilizar para consultas.
  • e por fim, mas não menos importante – quem fará a limpeza e a lavação da louça? Depois de tanta alegria, esse quesito pode ter um triste final. Na minha familia, sempre começamos por esse item – quem nos ajudará nesta etapa? A limpeza do local é o fechamento do processo.

Bom divertimento! Esses momentos são inesquecíveis.

33 ideias sobre “Encontro de Família

  1. boa tarde,

    eu organizo encontros de familia e achei interessante gostaria de trocar ideias.

  2. ESTOU ORGANIZANDO O I ENCONTRO DE FAMILIA.
    PARA COMEÇAR CRIAMOS UM E-MAIL PARA QUE A FAMILIA TODA PUDESSE SE COMUNICAR E ESTÁ SURTINDO O EFEITO ESPERADO;OUTRA PROVIDENCIA FOI ABRIR UMA CONTA CONJUNTA P/QUE OS PARTICIPANTES PUDESSEM DEPOSITAR O VALOR ESTIPULADO DE ACORDO COM UM PRÉ-ORÇAMENTO DE TODAS AS DESPESAS DA FESTA.
    VAI SER DURANTE O DIA E VAMOS COMEMORAR COM UM CHURRASCO NUMA LOCAL NEUTRO ALUGADO P/EVENTOS.
    GOSTARIA DE RECEBER ALGUMAS DICAS E SUGESTÕES DE QUEM É EXPERIENTE NO ASSUNTO.AGRADEÇO DESDE JÁ.

  3. Estamos pretendendo realizar Reunião da Família LIESENFELD e não tenho experiência nenhuma. Estou tentando formar uma comissão, onde cada um terá suas atribuições.Vou procurar seguir as “dicas ” que vocês estão informando, o que vai tornar mais fácil a realização desse encontro.

  4. Olá!!
    Estamos pensando em relaizar o nosso I Encontro de nossa família, td nós já nos conhecemos, pois somos irmãos, 13 irmão, cada um com sua família, e queremos realizar um fim de semana inteiro numa acampamento, e gostaria de ideias.

  5. OLA AMIGOS

    ESTOU ORGANIZANDO O I ENCONTRO DA FAMILIA BATISTA E COMO NUNCA FIZ NADA NESSE SENTIDO GOSTARIA MUITO DE DICAS E SUGESTOES DE COMO ORGANIZAR ESSA PRIMEIRA REUNIAO. DESEJO DICAS DE ARTE PARA CAMISETAS,INCLUSIVE ENDERECOS DE EMPRESAS QUE CONFECCIONEM CAMISETAS E QUE TENHAM UM BOM PRECO E TAMBEM UMA BOA QUALIDADE.MEU E.MAIL E eullerbaptista@uol.com.br

    Obs. ESSE I ENCONTRO SERA NOS MES DE JULHO ENTRE OS DIAS 23 E 25.ENTAO AMIGOS QUANTO ANTES ATENDEREM MEUS PEDIDOS FICAREI IMENSAMENTE AGRADECIDO.

  6. Parabéns Maria Augusta, você é “fera” na sua profissão, você faz a diferença, tive o prazer de estudar contigo no Colégio Coração de Jesus, Mara Beduschi havia organizado um encontro o ano passado e foi maravilhoso, tens uma inteligência ímpar, sendo mulher você dá um “banho” em muitos homens, e representa muito bem o sexo feminino.
    Estou muito orgulhosa de você, por ter chegado num nível tão elevado d conhecimento.
    Sucesso pra você.
    Grande abraço,

    Lúcia Helena Gomes

  7. Olá!!
    Estou pensando em relaizar o I Encontro de minha família, todos nós já nos conhecemos, pois somos 10 irmãos, cada um com sua família totalizando 73 pessoas , queria que fosse no reveillon , pois será na sexta feira e poderemos aproveitar o final de semana inteiro .Tenho o local que é uma pequena chacara , com apenas cozinha e banheiro , mas muito boa para acampar e o custo é baixo , todos gostaram do local e data .
    Gostaria de ideias , nunca organizei algo assim , ceia do reiveillon , café da manhã , almoço , jantar , recreação ,em minha casa somos em três , eu , meu marido e minha filha não tenho noção de quantidade , mas tenho disposição e tempo e a colaboração de todos .O meu objetivo é a união da família que ficou muito abalada com a perda de minha mãe em 2009 sendo nosso pai tambem falecido acho que todos merecemos esse carinho . Por favor me ajude !
    Marcia

  8. Maria Augusta,parabéns pelas dicas,estou a anos tentando reunir minha familia, que está espalhada por vários estados do Brasil, para o 1º encontro da familia ,gostaria de detalhes sobre este evento, pois me escolheram para organizar.Gratos e parabéns pelo seu apoio.será num hotel fazenda com pensão completa.Gratos

  9. achei q poucas pessoas se preocupavam em rever parentes, estamos organizando o primeiro encontro da familia almeida chaves. e gostaria q me enviassem algumas dicas, de algo p falar na abertura do encontro. pois temos pessoas de todas as crenças, e não gostariamos de magoar ninguem. pensamos em algo neutro. se puderem me ajudar, desde ja fico grata. um abraço cileia

  10. Bom Dia Coordenadores familiar.

    É pela primeira vez que estou me comunicando neste endereço. Sou membro de um grupo de casados que começou a funcionar a dois dias atráz.Estamos sentindo dificuldades para elaborar um planejamento sobre encontro,gostaria de receber um modelo de planejamento de encontro familia para prosseguirmos um trabalho junto com outras familias.

    Antecipamento agradeço pela colaboração e atendimento.

    Nei Pereira de Freitas
    Mocajuba-Pa.

  11. vou fazer um encontro com casais e gostaria de saber o que devo fazer, qual o roteiro que devo seguir para ser um encontro cheio da graça de Deus, será so ate as 13 horas, é urgente dia 21/11/10

  12. Adorei as dicas, faço parte da comissão do Grupo Familiar.Já realizamos o 1° encontro, e o próximo está previsto para novembro de 2011 em São Paulo. Peço ajuda como organizar a parte financeira?

  13. Olá, Maria Augusta! estou tentando programar um encontro de gerações para minha familia, mas estou encontrando a primeira de muitas barreiras que prevejo. O problema é que estamos estudando nossa árvore genealógica e tem muito sobrenomes!!! Não sei o que fazer, por que vemos por ai “Encontro de Familia Tal”… Eu não sei qual sobrenome eu colocaria! O que eu faço? Se eu colocar só encontro de gerações não ficará sem identidade? Tive que parar todos os planos quando esbarrei com este problema pois não sei como fazer as camisetas nem nada! Parabéns pelo teu trabalho. Teus textos tem me ajudado muito!

  14. estou organizando um encontro da familia e gostaria de saber como elaborar pois estou com dificuldade em tudo brincadeiras cerimonial valores
    agradeço antecipadamente

  15. ESTOU ORGANIZANDO O I ENCONTRO DE FAMILIA.
    NÃO TENHO EXPERIENCIA NENHUMA.
    VAI SER DURANTE O DIA E VAMOS COMEMORAR COM UM ALMOÇO NUMA LOCAL NEUTRO ALUGADO P/EVENTOS.
    GOSTARIA DE RECEBER ALGUMAS DICAS E SUGESTÕES DE QUEM É EXPERIENTE NO ASSUNTO.AGRADEÇO DESDE JÁ.
    VALDIR VALENTE

  16. Olá, estamos organizando nosso 2º encontro de família. O 1º foi ótimo, temos nossa comissão organizadora, mas temos ainda algumas dúvidas na questão da programação.Se alguém tiver idéias e quizer nos passar, agradecemos pois, o nosso encontro será realizado no mês de julho/2011 e já temos que apresentar ao restante da comissão. Obg. Aguardo

  17. gostaria de receber dicas para realizar um encontro de familia ideias para brincadeiras já tenho local e os familiares não se conhece
    obrigado

  18. Estou à frente da organização do 3ºEncontro da Família Wentz, sendo que minha mãe era Wentz,sinto-me glorificada com esta tarefa. Estou bastante ocupada, mas vale a pena.O Encontro se realizará dia 16/10/2011 em Victor Graeff /RS, cidade da mais bela praça.Lanço o convite a todos os parentes, conhecidos e não conhecidos. Estamos com as portas abertas para recebe-los,deverão confimar presença até o dia 30/09/2011,meu nome Walburga Gehring Tiggmann, e-mail walburgagehring@yahoo.com.br telefone 54-91381567 agradeço desde já a presença dos participantes.Victor Graeff,06/04/2011.

  19. Boa noite! Estamos organizando o 1° encontro de família e gostariamos de ter algumas dicas de como organizar. Pretendemos alugar um local . Somos no total +- 50 pessoas (40 adultos e 10 crianças). Quantidade de comida e de bebidas: sabado almoço c/ churrasco, a noite caldos. Domingo almoço, massa.
    Queriamos também alguma sugestões de brincadeiras.
    Desde já lhe agradeço.

  20. Oi
    Gostaria de uma ajuda é a primeira vez que organizo a festa da familia, mas queria uma sugestão de brincadeiras que envolva adultos e crianças, porque já foi jeito várias vezes o amigo secreto, queremos mudar mas não temos ideias o que poderiamos trocar o amigo secreto por outra brincadeira? Desde já agradeço muito.
    bjos

  21. OLÁ MARIA AUGUSTA,ESTOU ORGANIZANDO 2 ENCONTRO DE FAMÍLIA,UM POR PARTE DA MINHA MÃE, QUE SERA O VI ENCONTRO NA MINHA CIDADE GOIANIA-GO E O OUTRO SERA O I ENCONTRO QUE É POR PARTE DA MINHA ESPOSA, NUNCA FIZ NADA NESSE SENTIDO GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇOES, IDEIAS TUDO Q VC PUDER PARA ME AJUDAR NESSA ORGANIZAÇAO!!

    DESDE JA AGRADEÇO!!!

    ELIONE PROFIRO.

  22. Olá Maria Augusta!

    Fiquei muito feliz ao encontrar suas sugestões. Minha família realiza este ano o 10º Encontro da Família Rosa e Benício e ao longo destes anos já sofremos muito para organizar as atividades, programação e alimentação. Agora vejo nas suas sugestões tudo aquilo que já relizamos. Isso é muito bom!! minha família é muito simples e de baixa renda, mais ainda assim nos encontramos todo ano nos dis 30, 31 de dezembro e 1º de janeiro e hospedamos em escolas públicas. Já conseguimos reunir quase 150 pessoas. Proximo a virada do ano, fazemos as homenagens para a 1ª geração e uma dinâmica antes dos fogos. Já estamos com as idéias esgotadas vc poderia me enviar alguma dinâmica?

    Parabéns pelas dicas, são de grande valia!!1

    Marileuza
    Primavera do Leste – MT

  23. Inventamos, estamos no 5o. encontro (22 e 23/10). Sempre me “meti” para que as pessoas, mesmo as mais humildes se sintam bem. Mais ricos e mais pobres. preci-se sempre dois ou mais que perguntes, que aproximes as pessos, que as apresente,… O Encontro é blo, mas tambem nao pode passar de 250 pessoas, porque fica dificil orelacionamento em tao pouco tempo.
    As amizades boas se eternizam. O amor fraterno se expressa sobretudo na aproximacao do mesmo sangue. Buscar as raizes no nosso ser é descobrir coisas que nos falam pelos olhos e pelo coracsao: analisamos a nos mesmos. A açao de graças, o perdao e a recordacao faz sentir valores nas novas geraçoes quase perdidos. Uma missa bem celebrada, preparada com sinais que falam de nos mesmos ou a nos mesmos, é um momento alto e coletivo do encontro. Nao deve ser so reza, estar com Jesus sim, mas estar com as pessoas e faze-las se aprentar, falar, dizer algum dos sentimentos,…bom, bom…
    Atencao: quando alguns familiares se negam ao “aprochegue”, cuidado: estao chateados, magoados, nao valorizam nem os proprios nem os da casa, nem a alregria da vida. Precisa-se de ANJOS para lhes levar um presentinho, uma palavra, um abraço, um carinho… aproximá-los…
    Como confiar naquele que nao confia. – Confiando.
    f. Argentino

  24. Olá Maria Augusta, Estou organizando o primeiro encontro da Familia Almeida! Familia por parte da minha mãe( para realizar o seu grande sonho) pois já contamos com 105 pessoas filhos netos bisnetos e um tataraneto então já estou com a mão na massa rsrs fizemos uma primeira reunião com 10 pessoas(3filhos 4netos 2 bisnetos e 3 agregados(esposos das netas) as opiniões são bastantes diferentes mais não vamos desanimar pois o objetivo maior e tentar da melhor forma possivel realizar o grande sonho da minha mãe que já tem 83 anos!
    Marcamos a data para os dias 27-28 e 29/01/2012 na cidade de Nova Viçosa Ba. Pousada Portal da Barra gostaria de contar com sua orientação já que é consultora em encontros e muitos outros assuntos, li os depoimentos das pessoas e fiquei animada em pedir sua ajuda.
    Dicas:camisetas pensei em cores diferentes:Mãe (rosa, Filhos(verde) Netos(amarela) bisnetos(vermelho) tataraneto(azul) e os agregados(branco). Apresentação das familias, foto oficial, lembrança do evento, cardapio, brincadeiras, video com fotos antigas (mãe com os netos e bisnetos ainda pequenos,dizeres para camiseta, convite etc.
    desde já agradeço sua preciosa colaboração.
    Atenciosamente te abraço com carinho.
    Iolanda Ameida

    Dicas: camisetas, lembrança do evento cardapio, brincadeiras, frase para camisetas etc.

  25. olá…

    estamos organizando o 7º encontro de familia, mas como este sera organizado na minha cidade gostaria de algumas idéias novas, fazer algo diferente…. serão dois dias, por favor me ajudem????????

  26. Estou tentando organizar uma festa de família, e aproveitar a oportunidade para comemorar o aniversário da matriarca, que completará 90 anos. São 12 filhos e nem tenho idéia de qto netos somos e qtos bisnetos. Gostaria que fosse em um sítio e que durasse o dia todo. Poderia me ajudar a começar essa organização? Tipo de alimentos a serem servidos, ornamentação, bebidas, etc… Tudo mesmo que puder me ajudar, será bem vindo, rsrs. Abraços

  27. Oi tudo bem estamos planejando o 1° encontro da nossa família daqui uns 2 a 3 meses, é muita gente e não tenho muitas idéias, gostaria que vc me ajudasse a ver o q tenho q fazer, q tipo de decoração, como posso ta interagindo com o pessoal, como posso ta fazendo um convite para enviar por e-mail entre outros….. Ficarei aguardando resposta…. Preciso muito de sua ajuda ….

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Please type the characters of this captcha image in the input box

Para deixar seu comentário por favor digite os caracteres que são mostrados na imagem acima e depois clique em Publicar Comentário